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A gênese informacional e seus desdobramentos para a relevância situacional, o impacto cognitivo e uso da informação no campo da atenção primária em saúde

Processo: 10/11866-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Maria Cristiane Barbosa Galvão
Beneficiário:Maria Cristiane Barbosa Galvão
Anfitrião: Pierre Pluye
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : McGill University, Canadá  
Assunto(s):Informação de saúde ao consumidor   Atenção à saúde

Resumo

Se de um lado vemos o crescimento vertiginoso da produção de informação em todos os campos, tal crescimento de produção de informação não significa que todas as informações possuam relevância técnica, científica ou social. Considerando os objetivos epistemológicos da ciência da informação, esta pesquisa volta-se para a o estudo da relação entre a gênese informacional, produção da informação, e seus possíveis desdobramentos para a percepção da relevância situacional, do impacto cognitivo e uso da informação por usuários da informação do campo da saúde, especificamente, na atenção primária em saúde. Questionando se a forma como uma informação foi produzida e apresentada influencia a percepção de relevância situacional, impacto cognitivo e uso da informação, a pesquisa apresenta a hipótese de que a explicitação conceitual, por meio de definição intensional e/ou extencional, no processo da gênese informacional influencia positivamente tal percepção. Para testar a hipótese, apresenta-se um método de análise baseado tanto na ciência da informação quanto na ciência da terminologia, a fim de estudar dois corpora, constituídos por itens informacionais referentes à atenção primária, previamente classificados quanto à sua qualidade, segundo a percepção de profissionais da saúde, residentes e estudantes. A análise dos resultados seguirá uma perspectiva qualitativa, na qual uma síntese explicitará os dados identificadores do item informacional, do contexto comunicativo a qual pertence, a situação de explicitação conceitual que emprega, bem como seu grau de relevância situacional, impacto cognitivo e uso. Tal sistematização dará ao estudo uma objetividade para a validação ou refutação das hipóteses. Os materiais necessários ao desenvolvimento do estudo encontram-se na Universidade McGill, junto ao Information Technology Primary Care Research Group, ao qual esta pesquisa está vinculada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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