Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de marcadores para o rastreamento de fontes de contaminação fecal em águas superficiais no Estado de São Paulo

Processo: 10/15222-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Laura Maria Mariscal Ottoboni
Beneficiário:Nancy de Castro Stoppe
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Pirosequenciamento   Marcador molecular

Resumo

A contaminação fecal dos corpos hídricos é uma das principais causas de doenças entéricas veiculadas pela água no mundo, as quais tem sido responsáveis pela morte de mais de dois milhões de crianças por ano. Uma porcentagem significativa das águas superficiais do Estado de São Paulo não atende aos padrões bacteriológicos de uso estabelecidos pela Resolução CONAMA 357 devido às altas densidades de indicadores de contaminação fecal e têm se constituído em preocupação constante dos órgãos de saúde e meio ambiente devido aos riscos de sua utilização para fins recreacionais, irrigação e aquicultura. Alguns desses corpos d'água são mananciais utilizados como captação para consumo humano, e se não forem adequadamente tratados, representam o risco mais significativo para a ocorrência dessas doenças. Os indicadores de contaminação fecal usualmente empregados na avaliação da qualidade microbiológica da água quanto a possível presença de patógenos entéricos são os coliformes termotolerantes, Escherichia coli e enterococos fecais, os quais estão associados com matéria fecal humana e de outros animais de sangue quente. Entretanto, para um gerenciamento mais efetivo do recurso hídrico deve ser identificada a fonte de contaminação fecal (lançamento de esgoto doméstico, carreamento de fezes animais do solo, de animais silvestres, aves, etc...) antes da adoção das medidas de remediação. Este projeto tem como objetivo a obtenção de marcadores moleculares que permitam identificar a origem da contaminação fecal. Os marcadores serão obtidos pela determinação dos grupos filigenéticos e análise de FT-IR de linhagens de E. coli e análise da microbiota de fezes humanas e animais por pirosequenciamento. Os resultados obtidos poderão auxiliar no rastreamento de fontes de contaminação em águas superficiais no Estado de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STOPPE, NANCY DE CASTRO; SILVA, JULIANA S.; CARLOS, CAMILA; SATO, MARIA I. Z.; SARAIVA, ANTONIO M.; OTTOBONI, LAURA M. M.; TORRES, TATIANA T. Worldwide Phylogenetic Group Patterns of Escherichia coli from Commensal Human and Wastewater Treatment Plant Isolates. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 8, DEC 21 2017. Citações Web of Science: 4.
STOPPE, NANCY DE CASTRO; SILVA, JULIANA SARAGIOTTO; TORRES, TATIANA TEIXEIRA; CARLOS, CAMILA; HACHICH, ELAYSE MARIA; ZANOLI SATO, MARIA INES; SARAIVA, ANTONIO MAURO; MARISCAL OTTOBONI, LAURA MARIA. Clustering of water bodies in unpolluted and polluted environments based on Escherichia coli phylogroup abundance using a simple interaction database. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 37, n. 4, p. 694-701, 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STOPPE, Nancy de Castro. Prospecção de marcadores para o rastreamento de fontes de contaminação fecal em águas superficiais do Estado de São Paulo. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.