Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de Dosímetros Semicondutores e Termoluminescentes para aplicação em tratamentos de irradiação de corpo inteiro.

Processo: 10/13388-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Thomaz Ghilardi Netto
Beneficiário:Fernanda Ferretti de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Semicondutores   Dosimetria   Diodos   Radioterapia

Resumo

A radioterapia é freqüentemente utilizada no tratamento do câncer, seja como uma modalidade simples ou em combinação com outras modalidades, tais como a cirurgia e a quimioterapia. Utiliza radiações ionizantes e baseia-se na destruição das células tumorais pela absorção da energia da radiação incidente. O principal problema da radioterapia é que as células tumorais não são tratadas isoladamente, isto é, o dano da radiação não é restrito somente às células tumorais, mas afeta também as células normais. Assim sendo, é essencial que a dose de radiação liberada nos tecidos normais seja tão baixa quanto possível para minimizar o risco de efeitos colaterais do tratamento radioterápico. O problema de assegurar que as doses estejam sendo distribuídas apropriadamente é o objeto de estudo da dosimetria in vivo. O objetivo desta proposta é a caracterização de dosímetros semicondutores e sua aplicação em técnicas especializadas de radioterapia. A partir da caracterização será possível a implementação dos dispositivos semicondutores como sistema de dosimetria in vivo em teleterapia com feixe de fótons. A dosimetria in vivo, como parte de um programa de garantia de qualidade em um Serviço de Radioterapia, permite assegurar a consistência da liberação da dose diária ao paciente ao longo do tratamento, bem como melhorar a qualidade dos tratamentos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Fernanda Ferretti de. Caracterização de dosímetros semicondutores e suas aplicações em técnicas especializadas em radioterapia. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.