Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos epidemiológicos do Tomato chlorosis virus (ToCV), um vírus emergente no Brasil

Processo: 10/52045-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 02 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Armando Bergamin Filho
Beneficiário:Júlio César Barbosa
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bemisia tabaci   Epidemiologia   Crinivirus   Tomate   Tomato chlorosis virus

Resumo

O Tomato chlorosis vírus (ToCV) é um vírus pertencente ao gênero Crinivirus, transmitido por moscas-brancas e que foi recentemente detectado no Brasil. Em várias partes do mundo este vírus é motivo de grande preocupação, pois tem causado perdas severas. Além disto, o ToCV pode quebrar a resistência de cultivares ao Tomato spotted wilt vírus (TSWV), a qual é conferida pelo gene Sw-5. No Brasil há pouquíssima informação disponível sobre o ToCV. Até o momento para as condições brasileiras, desconhece-se a distribuição e a diversidade genética intra-específica do ToCV, a sua gama de hospedeiras, o comportamento epidemiológico da doença incluindo o seu período de incubação e latência, a influência da temperatura na transmissão e multiplicação do ToCV, bem como o comportamento da infecção deste vírus em variedades resistentes ao TSWV. Sendo assim, os objetivos deste projeto são: (I) determinar a distribuição espacial do ToCV entre regiões produtoras de tomate no Brasil, (II) analisar a diversidade genética de isolados do ToCV encontrado no Brasil, (III) caracterizar a dinâmica espaço-temporal do Amarelão do tomateiro, (IV) identificar plantas hospedeiras alternativas para o ToCV, (V) determinar os períodos de incubação e de latência do Amarelão do tomateiro, (VI) determinar a eficiência de transmissão e colonização do ToCV sob diferentes condições de temperatura, e (VII) analisar a interação entre o TSWV e ToCV com as variedades brasileiras resistentes ao TSWV. Este projeto resultará em conhecimento, o qual permitirá um melhor entendimento do comportamento do ToCV no Brasil, condição essencial para a elaboração de sistemas mais racionais de manejo da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, JULIO C.; GASPAROTO, MARIA C. G.; ECKSTEIN, BARBARA; BERGAMIN FILHO, ARMANDO; BEDENDO, IVAN P. Potential reservoirs of a `Candidatus Phytoplasma pruni'-related strains (16SrIII-X) associated with HLB-like symptoms in citrus in Brazil. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, OCT 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.