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O teatro alemão em São Paulo: presença e influência no cenário paulista com base no Arquivo Miroel Silveira

Processo: 10/16294-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Mayra Rodrigues Gomes
Beneficiário:Stefanie Lindner Kanzian
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro alemão

Resumo

O projeto pretende investigar a presença do teatro alemão em São Paulo a partir dos processos de censura das peças em alemão e de autores alemães contidos no Arquivo Miroel Silveira. A pesquisa será elaborada em três módulos, sendo o primeiro ligado à catalogação das peças e elaboração de base de dados, o segundo uma análise da censura imposta a essas peças, e o terceiro uma investigação das relações entre o drama alemão e brasileiro do período (1930-1970) e das marcas da influência do primeiro na produção nacional.O objetivo principal da primeira parte da pesquisa é potencializar as possibilidades de acesso às informações acerca das obras em alemão do Arquivo, por meio de informações básicas sobre autores, peças e companhias teatrais, além da localização dos textos das peças, tanto no original, quanto de traduções.A segunda parte investigará o processo de censura em si, buscando entender os fatores internos e externos que levaram a um aparente abrandamento da censura nas peças encenadas em alemão. O objetivo principal desse módulo é, portanto, descobrir se a barreira linguística imposta pelos textos em alemão teve um papel determinante no resultado dos processos de censura.A terceira e última parte do projeto será reservada a uma análise da influência do drama alemão no teatro brasileiro, tanto na temática, quanto na forma, destacando-se a semelhança entre o cenário brasileiro e alemão de produção teatral sob censura.