Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise integrada de radar-fácies GPR e de resultados de ensaios granulométricos e de separação de minerais magnéticos: estudo do substrato sedimentar do Sambaqui Jabuticabeira II, SC

Processo: 10/11617-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Selma Isabel Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Separação magnética

Resumo

Este projeto de pós-doutorado é uma continuidade da tese de doutorado da candidata, apoiada pela FAPESP, e intitulada "Contribuições dos métodos GPR e Eletromagnético Indutivo em estudos de sítios arqueológicos de sambaquis costeiros do Estado de Santa Catarina" (RODRIGUES, 2010). O objetivo principal consiste em identificar radar-fácies e associá-las a fácies sedimentares de modo a auxiliar na diferenciação dos sistemas deposicionais costeiros que compõem o substrato do sítio arqueológico (sambaqui) Jabuticabeira II, localizado no litoral sul de Santa Catarina. Os dados GPR (Ground Penetrating Radar) foram adquiridos por meio de malha radial, com perfis em mais de uma dezena de direções, a qual permitiu o mapeamento de uma grande área (algumas centenas de m²) de forma rápida e efetiva. Estes dados serão tratados, no âmbito do projeto de pós-doutorado, utilizando-se ferramentas avançadas de processamento de sinais digitais, e assim, integrados a resultados de ensaios sedimentológicos, isto é, granulometria por difração de laser e fracionamento mineralógico quanto a suscetibilidade magnética. Além dos dados reais GPR, os parâmetros elétricos dos materiais encontrados na área de estudos serão estimados a partir de simulações numéricas, com o intuito de aproximar as respostas sintéticas das reais. A integração dos resultados será realizada por meio de uma interpretação geofísica-geológica/sedimentológica, de acordo com o conceito de radar-fácies GPR, de modo análogo ao de sismo-fácies, muito usado na indústria do petróleo. Esta pesquisa contribuirá com as interpretações sobre a evolução de sistemas deposicionais costeiros quaternários na região de estudos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, SELMA ISABEL; PORSANI, JORGE LUIS; FONSECA GIANNINI, PAULO CESAR; FORNARI, MILENE; ATORRE, TIAGO; DEBLASIS, PAULO; GAETA RUIZ, DANIELLA MAGALHAES. Radarfacies and sedimentological analysis: Study of sedimentary substrate from an archaeological site (shell mound), southern Brazil. HOLOCENE, v. 25, n. 8, p. 1257-1270, AUG 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.