Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de Expressão de mRNAs, miRNAs e de Moléculas Regulatórias da Resposta Imune em Aloenxertos Renais

Processo: 10/14946-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Eduardo Antônio Donadi
Beneficiário:Daiani Cristina Cilião Alves
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia   Transplante de rim

Resumo

O transplante renal é o tratamento de escolha para pacientes com doença renal em estágio final. A indução de tolerância é o principal objetivo no transplante de órgãos, e o sucesso para a aceitação do transplante alogênico é dependente da interação de diversos mecanismos imunológicos e genéticos. O perfil transcricional observado em aloenxertos renais e em linfócitos do sangue periférico, utilizando microarrays, tem sido utilizado para identificar genes modulados em diversas fases do transplante, sendo encontrados centenas de genes envolvidos com a rejeição. Os miRNAs têm uma diversidade de funções, destacando a modulação da expressão de diversas proteínas degradando ou impedindo a tradução de mRNAs, havendo diversos deles envolvidos na rejeição de aloenxertos. Além das análises transcricionais diferenciais, diversos genes estão potencialmente envolvidos nos mecanismos de tolerância. A molécula HLA-G é relatada como moduladora da sinalização extracelular, interagindo com receptores inibitórios encontrados em células do sistema imune. As células T reguladoras (Tregs) de fenótipo CD4+CD25+, suprimem ativamente a resposta imune contra antígenos próprios, aloantígenos e antígenos tumorais, promovendo tolerância antígeno específico por supressão da ativação e expansão de células efetoras, sendo o fator de transcrição Foxp3 um marcador bem caracterizador dessa linhagem. O PD-1 e o CTLA-4 são membros da família de receptores CD28. O CTLA-4 age como um inibidor da ativação da célula T e o PD-1 tem também uma função inibidora sobre as células T e as células B, sendo importantes na tolerância periférica. A IL-17, secretada por células Th17, pode estimular macrófagos e células estromais a produzir citocinas proinflamatórias, pode também ativar células epiteliais de túbulos renais a secretar citocinas. As galectinas são uma família de proteínas que se ligam a carboidratos da superfície das células, regulando a quantidade de leucócitos através de mecanismos apoptóticos e não apoptóticos, sendo a galectina-3 a mais bem estudada dessas lectinas. Considerando que não existem estudos avaliando simultaneamente os perfis transcricionais (mRNA e miRNA) em aloenxertos renais e que existam poucos estudos acerca das moléculas reguladoras do sistema imune em aloenxertos renais, este estudo propõe investigar a interação dos perfis transcricionais em aloenxertos renais, apresentando ou não rejeição, e ainda, a expressão protéica de diversas moléculas envolvidas no processo de modulação da resposta imune (HLA-G, Foxp3, PD1, CTLA-4, IL-17 e Gal 3), correlacionando-as com os mecanismos de rejeição. Para isso faremos microarrays de microRNAs e mRNAs e imunohistoquímica para as moléculas regulatórias no aloenxerto renal com ou sem rejeição (aguda e crônica). O entendimento dos mecanismos que contribuem para a rejeição do aloenxerto pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias anti-rejeição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CILIAO ALVES, DAIANI CRISTINA; DE OLIVEIRA CRISPIM, JANAINA CRISTIANA; CASTELLI, ERICK C.; MENDES-JUNIOR, CELSO TEIXEIRA; SALOUN DEGHAIDE, NEIFI HASSAN; BARROS SILVA, GYL EANES; COSTA, ROBERTO SILVA; SABER, LUCIANA TANAJURA; MOREAU, PHILIPPE; DONADI, EDUARDO ANTONIO. Human leukocyte antigen-G 3 ` untranslated region polymorphisms are associated with better kidney allograft acceptance. HUMAN IMMUNOLOGY, v. 73, n. 1, p. 52-59, JAN 2012. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.