Busca avançada
Ano de início
Entree

O modelo Binomial-Negativa-Weibull na análise de dados sobrevivência

Processo: 10/14146-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Vicente Garibay Cancho
Beneficiário:Bao Yiqi
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A distribuição binomial negativa Weibull (BNW) é proposta a qual generaliza a distribuição Weibull geométrico (WG) introduzida por Barreto-Souza et al. (2010). Além disso, propomos um modelo para dados de sobrevivência com fração de cura, que inclui como casos particulares os modelos tradicionais de sobrevivência com fração de cura de de Berkson & Gage (1952) e de Chen et al. (1999). A nova proposta de modelo de sobrevivência com fração de cura assumem uma estrutura de ativação latente para explicar a ocorrência do evento de interesse. A proposta é baseada na distribuição binomial negativa para o número de causas de ocorrência do evento de interesse e nas estatísticas de ordem dos tempos de ativação latentes para explicar o tempo de ocorrência do evento de interesse. O objetivo deste projeto é estudar características dos modelos propostos, assim como também desenvolver procedimentos inferências e de diagnóstico desde uma perspectiva frequentista e bayesiana.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YIQI, Bao. Estimação e diagnóstico na disribuição Weibull-Binomial-Negativa em análise de sobrevivência. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.