Busca avançada
Ano de início
Entree

Nutrição e origem fetal do câncer de mama: consumo de ração rica em gordura saturada por ratas durante a gestação e suscetibilidade da prole feminina à carcinogênese mamária

Processo: 10/11742-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Thomas Prates Ong
Beneficiário:Fábia de Oliveira Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/03330-9 - Análise da morfologia e expressão gênica global de tecido mamário de ratas tratadas in útero com ração rica em ácidos graxos saturados, BE.EP.DR
Assunto(s):Nutrigenômica   Neoplasias mamárias   Epigênese genética   Desenvolvimento fetal

Resumo

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa mortalidade entre as mulheres no Brasil e no mundo. Estima-se que a alimentação contribua na etiologia de 30 a 50% de todos os cânceres de mama, sendo que o consumo de gordura animal parece estar associado ao aumento do risco desse tipo de câncer. Assim como descrito para doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, também no caso do câncer de mama aventam-se a hipótese de que sua origem poderia ser fetal. A dieta materna durante a gestação pode ser particularmente importante em modificar o ambiente fetal e, consequentemente, a susceptibilidade ao câncer de mama na idade adulta. Dieta, exposições ambientais e alterações endócrinas maternas podem aumentar o risco de câncer de mama por induzir no feto mudanças epigenéticas, como metilação do DNA e acetilação de histonas, que alterariam a sua susceptibilidade a fatores de iniciação do câncer de mama. Considera-se que exposição a dietas ricas em gordura no período intra-uterino, durante a fase de desenvolvimento da mama, possa reprogramar epigeneticamente a expressão gênica na glândula mamária, resultando em TEBs ("Terminal End Buds") com susceptibilidade alterada à transformação maligna. Os genes que podem ser afetados nesse sentido incluem os que normalmente protegem as células da transformação maligna. Nesse sentido, de particular interesse são os genes para ciclina D1, c-myc e RASSF-1, cujo envolvimento na carcinogenênese mamária têm sido descrito. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é o de avaliar se o consumo de ração rica em ácidos graxos saturados por ratas, durante o período gestacional, aumenta a susceptibilidade da prole feminina à carcinogênese mamária quimicamente induzida, bem como possíveis mecanismos celulares, moleculares e epigenéticos envolvidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, FABIA DE OLIVEIRA; DE ASSIS, SONIA; JIN, LU; FONTELLES, CAMILE CASTILHO; BARBISAN, LUIS FERNANDO; PURGATTO, EDUARDO; HILAKIVI-CLARKE, LEENA; ONG, THOMAS PRATES. Lipidomic fatty acid profile and global gene expression pattern in mammary gland of rats that were exposed to lard-based high fat diet during fetal and lactation periods associated to breast cancer risk in adulthood. Chemico-Biological Interactions, v. 239, p. 118-128, SEP 5 2015. Citações Web of Science: 8.
ANDRADE, FABIA DE OLIVEIRA; FONTELLES, CAMILE CASTILHO; ROSIM, MARIANA PAPALEO; DE OLIVEIRA, TIAGO FRANCO; DE MELO LOUREIRO, ANA PAULA; MANCINI-FILHO, JORGE; ROGERO, MARCELO MACEDO; MORENO, FERNANDO SALVADOR; DE ASSIS, SONIA; BARBISAN, LUIZ FERNANDO; HILAKIVI-CLARKE, LEENA; ONG, THOMAS PRATES. Exposure to lard-based high-fat diet during fetal and lactation periods modifies breast cancer susceptibility in adulthood in rats. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 25, n. 6, p. 613-622, JUN 2014. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.