Busca avançada
Ano de início
Entree

Citogenética comparativa em espécies de Hypostomus (Siluriformes, Loricariidae, Hypostominae): contribuição da fração repetitiva do genoma para a diversidade cromossômica do grupo

Processo: 10/12789-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Orlando Moreira Filho
Beneficiário:Josiane Baccarin Traldi
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):DNA satélite   Citogenética   Cascudo

Resumo

Hypostomus é o gênero de cascudos mais amplamente distribuído na América do Sul. Apresenta uma grande diversidade quanto ao padrão de coloração e morfologia, o que dificulta a identificação de diversas espécies. Esse gênero se mostra também não conservado do ponto de vista cromossômico, apresentando grandes variações no número diplóide, na estrutura cariotípica e nos padrões de bandamento, indicando a participação de diferentes rearranjos no processo de diversificação e evolução cariotípica. Apesar de uma quantidade relativamente significativa de estudos citogenéticos, poucos dados ainda se encontram disponíveis quanto à localização e caracterização de seqüências repetitivas em Hypostomus. DNA satélites (satDNA) são seqüências altamente repetitivas, organizadas em tandem no genoma de eucariotos, que apresentam uma grande dinâmica evolutiva. Assim sendo, a análise e distribuição dessas seqüências nos cromossomos podem fornecer dados resolutivos sobre a diversificação e evolução cariotípica, considerando ainda que sequências espécie-específicas e/ou cromossomo-específicas podem ser caracterizadas, constituindo assim caracteres valiosos para estudos filogenéticos. Considerando que diversos estudos recentes de citogenética molecular vêm evidenciando a importância dos DNAs repetitivos na diversificação cariotípica entre os peixes, o presente projeto tem como objetivo primordial o mapeamento de representantes dessa fração repetitiva do genoma nos cromossomos de espécies de Hypostomus. Dessa forma, espera-se contribuir de modo significativo para o conhecimento da biodiversidade presente neste grupo ao nível da citogenética, além de originar novos subsídios de importância no tocante à sua taxonomia e filogenia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRALDI, J. B.; BLANCO, D. R.; VICARI, M. R.; MARTINEZ, J. F.; LUI, R. L.; BARROS, A. V.; ARTONI, R. F.; MOREIRA-FILHO, O. Chromosomal diversity in Hypostomus (Siluriformes, Loricariidae) with emphasis on physical mapping of 18S and 5S rDNA sites. Genetics and Molecular Research, v. 12, n. 1, p. 463-471, 2013. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.