Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes relacionados à função mitocondrial em bovinos Nelore extremos para consumo alimentar residual

Processo: 10/13502-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Larissa Fernanda Simielli Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Coativador 1-alfa do receptor gama ativado por proliferador de peroxissomo

Resumo

A pecuária de corte é uma atividade de grande importância social e econômica no Brasil e criar animais de forma eficiente torna a atividade mais rentável aos criadores. Um dos componentes mais caros envolvidos na produção animal é o custo com a alimentação. Por isso, muitos índices já foram propostos com o intuito de melhorar a eficiência alimentar. Recentemente, iniciou-se o estudo do consumo alimentar residual (CAR), que é estimado, considerando-se a diferença entre o consumo real e a quantidade de alimento que o animal deveria comer baseado no seu peso vivo médio, o que permite identificar animais mais eficientes sem que haja seleção para maior peso a idade adulta. Trabalhos recentes têm apontado a função mitocondrial como sendo um fator de grande influência no CAR, pois a mitocôndria é responsável pela produção de 90% da energia requerida pelas células, provinda dos alimentos e da respiração pelo processo de fosforilação oxidativa. Com isso, analisar genes envolvidos na função mitocondrial torna-se uma alternativa para identificar marcadores moleculares associados à maior eficiência alimentar. As proteínas desacopladoras (UCPs) localizam-se na membrana interna da mitocôndria, e dentre elas, estão a UCP-2 e a UCP-3, que atuam no controle da termogênese adaptativa e controle da produção de espécies reativas de oxigênio na mitocôndria. A proteína TFAM (fator de transcrição mitocondrial A) está envolvida no processo de transcrição do DNA mitocondrial e é um fator-chave envolvido diretamente na replicação do DNA mitocondrial. O co-ativador PGC-1, pode induzir a biogênese mitocondrial, termogênese e respiração. Nesse trabalho será analisada a expressão gênica dos genes UCP-2, UCP-3, TFAM e PGC-1 em tecidos musculares, hepáticos e adiposos de dois grupos de bovinos Nelore com valores contrastantes de CAR, provenientes de um estudo do Centro de Pesquisa de Pecuária de Corte do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, visando avaliar as relações destes genes com consumo alimentar residual.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMIELLI FONSECA, LARISSA FERNANDA; JOVINO GIMENEZ, DANIELE FERNANDA; ZERLOTTI MERCADANTE, MARIA EUGENIA; MARTINS BONILHA, SARAH FIGUEIREDO; FERRO, JESUS APARECIDO; BALDI, FERNANDO; PABLOS DE SOUZA, FABIO RICARDO; DE ALBUQUERQUE, LUCIA GALVAO. Expression of genes related to mitochondrial function in Nellore cattle divergently ranked on residual feed intake. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 42, n. 2, p. 559-565, FEB 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.