Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstituição da Dinâmica de mesoescala da Corrente do Brasil a partir da temperatura da superfície do mar

Processo: 10/13629-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:César Barbedo Rocha
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/02119-2 - Reconstrução da dinâmica de mesoescala da corrente do Brasil a partir da temperatura da superfície do mar, BE.EP.MS
Assunto(s):Corrente do Brasil

Resumo

Neste projeto, propomos a avaliação de um método para a reconstrução da dinâmica de mesoescala da Corrente do Brasil (CB) a partir de imagens de temperatura da superfície do mar (TSM). Para tal, utilizaremos um modelo baseado na teoria quase-geostrófica superficial (QGS) (Held et al., 1995). Nossa hipótese é que a CB possui uma estrutura de vorticidade potencial confinada à superfície/subsuperfície (0-200 m), sendo portanto possível aplicar um modelo QGS em seu domínio. Propomos avaliar o método através de sua aplicação em três localidades (22, 25 e 28$oS), nas quais a CB possui caracteríticas dinâmicas distintas. A verificação/validação será feita através da comparação com séries temporais de fundeios correntográficos. A aplicação deste método é uma forma dinamicamente consistente de estimar os campos de velocidade superficial e subsuperficial. Dessa forma, será possível utilizá-lo em estudos para o melhor entendimento da dinâmica da CB, e como uma forma dinamicamente fundamentada de assimilação de dados de TSM em modelos numéricos para previsão oceânica, fundamentais para as atividades de exploração de petróleo e gás na região.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, CESAR B.; DA SILVEIRA, ILSON C. A.; CASTRO, BELMIRO M.; LIMA, JOSE ANTONIO M. Vertical structure, energetics, and dynamics of the Brazil Current System at 22 degrees S-28 degrees S. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-OCEANS, v. 119, n. 1, p. 52-69, JAN 2014. Citações Web of Science: 16.
ROCHA, CESAR B.; TANDON, AMIT; DA SILVEIRA, ILSON C. A.; LIMA, JOSE ANTONIO M. Traditional quasi-geostrophic modes and surface quasi-geostrophic solutions in the Southwestern Atlantic. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-OCEANS, v. 118, n. 5, p. 2734-2745, MAY 2013. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, César Barbedo. Energética, instabilidade baroclínica e modelos de estrutura vertical na região da Corrente do Brasil (22S-28S). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.