Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre polimorfismos de base única e precocidade sexual em fêmeas da raça Nelore

Processo: 10/13691-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Inaê Cristina Regatieri
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Desequilíbrio de ligação   Seleção genômica   Bovinos de corte   Genética quantitativa

Resumo

As características reprodutivas estão relacionadas à eficiência econômica e à produtividade dos sistemas de criação de bovinos. A idade ao primeiro parto (IPP) e a ocorrência de prenhez precoce (OP) são empregadas em sistemas de melhoramento genético com a finalidade de antecipar a vida reprodutiva dos animais. A medida (r²) de desequilíbrio de ligação (LD) é empregada em estudos de associação genômica, para detecção de marcadores genéticos e genes que influenciam características quantitativas (quantitative trait loci: QTL). O objetivo deste estudo foi determinar o grau de desequilíbrio de ligação no genoma de fêmeas da raça Nelore e verificar a existência de associações entre polimorfismos de base única (SNP) e as características IPP e OP, utilizando um painel de SNPs de alta densidade. Foram utilizadas 1.182 fêmeas da raça Nelore nascidas em 2007 e 2008, pertencentes à Agropecuária Jacarezinho LTDA. Foram formados 13 grupos de contemporâneas (GC) constituídos por fazenda, estação e ano de nascimento, com média de 90 animais por grupo. Para o estudo de associação genômica, foram excluídos SNPs que apresentaram frequência do alelo menor (MAF) inferior a 0,05 e animais com Call Rate menor que 0,90, totalizando 431.885 SNPs. Para as análises estatísticas, foi utilizado um modelo linear para IPP e um modelo de limiar para OP. Para a estimativa da significância das associações, em ambas as características, o modelo incluiu como efeitos fixos classificatórios, o GC e os SNPs. Para estimativa do efeito de substituição alélica, foi utilizado o mesmo modelo considerando os SNPs como covariável. A correção de Bonferroni foi aplicada para ajustar o limite de significância (1,16x10-7). A média de LD (r²) para todos os autossomos foi de 0,18, a uma distância média de 4,8 kb, e a média da MAF foi de 0,25 ± 0,13. O LD diminuiu com o aumento da distância entre os marcadores. Níveis moderados de r² (0,21 a 0,35) foram encontrados a distâncias menores que 30 kb e menores níveis (0,12 a 0,18) foram observados de 30 a 100 kb. Foram detectadas onze associações significativas em sete cromossomos diferentes (BTA1, BTA4, BTA6, BTA11, BTA17, BTA21, BTA22). Destes, sete SNPs estavam associados à IPP e quatro estavam ligados à OP. Três SNPs foram significativos para ambas as características (BTA1, BTA21, BTA22). O cromossomo BTA21 apresentou dois SNPs relacionados à ocorrência de prenhez precoce. Dezenove cromossomos demonstraram potenciais regiões de QTL para IPP e OP. Os picos de SNPs significativos mais evidentes, que podem sugerir potenciais regiões de QTL, estavam localizados nos cromossomos BTA4, BTA6, BTA8, BTA17 e BTA19. A identificação de SNPs associados às características IPP e OP pode contribuir para seleção de animais com maior precocidade sexual.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTES, DONICER E.; BRAZ, CAMILA U.; RIBEIRO, ANDRE M. F.; CAVANI, LIGIA; BARBERO, MARINA M. D.; ALBUQUERQUE, LUCIA G.; CURI, ROGERIO A.; OLIVEIRA, HENRIQUE N. Selection signatures in candidate genes and QTL for reproductive traits in Nellore heifers. Animal Reproduction Science, v. 207, p. 1-8, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
REGATIERI, INAE CRISTINA; BOLIGON, ARIONE AUGUSTI; COSTA, RAPHAEL BERMAL; PABLOS DE SOUZA, FABIO RICARDO; BALDI, FERNANDO; TAKADA, LUCIANA; VENTURINI, GUILHERME COSTA; FERREIRA DE CAMARGO, GREGORIO MIGUEL; FERNANDES JUNIOR, GERARDO ALVES; TONHATI, HUMBERTO; DE OLIVEIRA, HENRIQUE NUNES; DE ALBUQUERQUE, LUCIA GALVAO. Association between single nucleotide polymorphisms and sexual precocity in Nellore heifers. Animal Reproduction Science, v. 177, p. 88-96, FEB 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REGATIERI, Inaê Cristina. Associação entre polimorfismos de base única e precocidade sexual em fêmeas da raça Nelore. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.