Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de teste de toxicidade com o copépodo marinho Nitocra SP na avaliação de corantes

Processo: 10/14033-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Beneficiário:Mariana Coletty Artal
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10449-7 - Avaliação da ocorrência, toxicidade/genotoxicidade e processos para degradação de corantes em efluentes e águas superficiais, AP.TEM
Assunto(s):Toxicidade   Ecotoxicologia   Corantes

Resumo

Problemas com a poluição oriunda de despejos domésticos e industriais não são exclusividade de ambientes de água doce, o ambiente marinho e toda sua biodiversidade têm sido ameaçados por recorrentes e intensificados impactos. Os testes de toxicidade são eficientes ferramentas para avaliar e prever efeitos adversos nos ambientes marinhos, e ainda corroborar com dados para promover a proteção dos ambientes aquáticos e fornecer subsídios para legislações. Para isso é necessária a utilização de organismos representativos do ecossistema marinho, e métodos padronizados e eficientes. Este trabalho pretende propor uma alternativa de teste com o copépodo Nitocra sp. para avaliação de efeitos adversos ao longo do ciclo de vida do organismo. O projeto prevê a implantação do teste, incluindo testes de sensibilidade, e avaliação dos corantes Disperse Red 1 e Disperse Red 13. A implantação desse teste ampliará as ferramentas em estudos futuros com outras substâncias e amostras ambientais que possam subsidiar as legislações ambientais em todo mundo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARTAL, Mariana Coletty. Aplicação de teste de toxicidade com o copépodo marinho Nitokra sp. na avaliação de corantes : The use of the marine copepod-Nitokra sp. in the toxicity evaluation of dyes. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.