Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de alterações pós-traducionais de maspina e correlação com diferentes localizações subcelulares

Processo: 09/12597-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Nathalie Cella
Beneficiário:Mariana Tamazato Longhi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Maspina   Fosforilação   Sumoilação

Resumo

Alterações pós-traducionais são fundamentais para as funções das proteínas, modulando sua atividade, localização subcelular e interações dinâmicas com outras proteínas. Nosso grupo vem explorando as propriedades biológicas da maspina, uma proteína da família das serpinas (serine protease inhibitor) devido à homologia de sequências, porém que não inibe proteases. Um único gene foi descrito para maspina, no entanto foi observada uma grande diversidade de funções biológicas para a mesma, entre elas a modulação da adesão celular, inibição do crescimento e invasão tumoral, inibição da angiogênese, efeito pró-apoptótico e controle de resposta ao stress oxidativo. Esta diversidade de funções se reflete nos inúmeros ligantes descritos e na sua localização subcelular, já que pode ser encontrada no núcleo, no citoplasma e na membrana plasmática. A grande diversidade de funções e localizações de uma proteína não pode ser justificada apenas por sua estrutura primária. Assim, modificações pós-traducionais como fosforilação, acetilação, alquilação, metilação, ubiquitinação e sumoilação podem estar envolvidas. Sendo assim, o presente projeto propõe caracterizar as possíveis modificações pós-traducionais sofridas por maspina, em particular sua fosforilação e sumoilação, e correlacionar estas modificações com sua localização subcelular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHI, MARIANA TAMAZATO; CELLA, NATHALIE. Tyrosine phosphorylation plays a role in increasing maspin protein levels and its cytoplasmic accumulation. FEBS OPEN BIO, v. 2, p. 93-97, 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.