Busca avançada
Ano de início
Entree

Geomorfologia do município de Presidente Prudente - SP.

Processo: 10/03688-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:João Osvaldo Rodrigues Nunes
Beneficiário:Melina Fushimi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Paisagem   Mapeamento   Geomorfologia

Resumo

Diante das transformações sociais, econômicas e ambientais neste atual momento histórico, tem-se privilegiado a análise dos processos morfodinâmicos (curto tempo) em relação aos processos morfogenéticos (longo tempo), cujo tempo a se considerar é o tempo histórico, na qual não somente a natureza como também a dinâmica antropogênica é um agente esculturador do relevo. Dentre as várias maneiras de se trabalhar no campo da Geomorfologia, uma que se destaca é a elaboração de documentos cartográficos. A cartografia geomorfológica representa uma importante ferramenta na espacialização dos fenômenos geomorfológicos e nos estudos sobre o relevo, contribuindo de maneira significativa em diagnósticos e prognósticos para áreas urbanas e rurais. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal o estudo da morfodinâmica do relevo do município de Presidente Prudente - SP. Para tanto, torna-se importante caracterizar a geomorfologia, geologia e pedologia regional, identificar e caracterizar os principais compartimentos de relevo, relacionando-os com a geologia e pedologia local e analisar a estrutura superficial dos compartimentos mapeados. Serão elaborados perfis topográficos, topo-sequência, transectos dos tipos de solos conforme os compartimentos do relevo, além de mapas temáticos que auxiliarão nos estudos sobre os fenômenos geomorfológicos e na dinâmica de uso e ocupação do solo. Por fim, será elaborado o mapa de vulnerabilidade dos diferentes compartimentos de relevo em relação às formas de ocupação humana.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUSHIMI, Melina. Vulnerabilidade Ambiental aos processos erosivos lineares nas áreas rurais do município de Presidente Prudente-SP. 2012. 141 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.