Busca avançada
Ano de início
Entree

Geração automática de modelos digitais de terreno a partir de múltiplas imagens

Processo: 10/14444-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Antonio Maria Garcia Tommaselli
Beneficiário:Raquel Alves de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Fotogrametria

Resumo

A geração de Modelos Digitais de Terreno (MDT) a partir de imagens ópticas é explorada há muitos anos e tem se desenvolvido com a evolução computacional, tornando-se cada vez mais indispensável para todas as aplicações em que seja necessário o conhecimento da elevação da superfície terrestre. Novas técnicas para o processo de correspondência de imagens estão surgindo e garantindo resultados interessantes tanto para a pesquisa quanto para o setor comercial. No entanto, os softwares comerciais de fotogrametria estão limitados ao que já está implementado, não sendo possível testar diferentes técnicas ou adaptá-las. Neste contexto, o objetivo deste projeto é estudar e implementar técnicas para a geração de MDTs que encontram-se em desenvolvimento, como a utilização de várias imagens simultaneamente no processo de correspondência a partir do método Vertical Line Locus. A precisão da correspondência de imagens aumenta com a utilização da intersecção de mais de dois raios, ao contrário da utilização de pares de imagens como é usado nos métodos clássicos. A implementação será feita no programa ARMOD-DTM. O código de correspondência de imagens Semi-Global Matching (SGM), será inserido e adaptado neste programa. O SGM é uma técnica recente e que despertou grande interesse acadêmico e comercial devido aos ótimos resultados na busca por pontos homólogos. Para investigar a qualidade do modelo resultante será realizada a comparação com MDT gerado a partir de dados de varredura a laser. Serão verificados os métodos e critérios mais adequados para a correlação de múltiplas imagens.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAQUEL ALVES DE OLIVEIRA; ANTONIO MARIA GARCIA TOMMASELLI. Avaliação de uma técnica para geração de modelos digitais de superfície utilizando múltiplas imagens. Bol. Ciênc. Geod., v. 20, n. 2, p. -, Jun. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Raquel Alves de. Geração automática de modelos digitais de superfícies utilizando múltiplas imagens. 2013. 133 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Departamento de Cartografia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.