Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e avaliação do desempenho de painéis de partículas de Eucalyptus sp. confeccionados com adição de casca de aveia.

Processo: 10/14407-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Rocco Lahr
Beneficiário:Luciano Donizeti Varanda
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aproveitamento de subprodutos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aproveitamento de resíduos | Casca de aveia | Madeiras de reflorestamento | Painéis de partículas | Madeiras e materiais lignocelulósicos

Resumo

Madeiras reflorestadas, como as dos gêneros Eucalyptus e Pinus, vêm substituindo madeiras nativas nos diversos segmentos da indústria madeireira, como em indústrias de móveis, indústrias de painéis, indústrias de estruturas de madeira e na construção civil, justamente pelo rápido crescimento destas espécies e a crescente demanda industrial por recursos florestais. Ao mesmo tempo, considerando o expressivo volume de resíduos de casca de aveia gerado no país, cerca de 500 mil toneladas de aveia, em 2009, onde destas, a casca de aveia representa de 25 a 30% do peso do mesmo (aproximadamente 150 mil toneladas por ano), torna factível seu aproveitamento por agregar valor a um material com potencial risco ambiental se não reutilizado. Neste projeto, serão confeccionados painéis de partículas de Eucalyptus sp com adição de casca de aveia aderidas sob pressão com dois tipos de resinas (poliuretana à base de óleo de mamona e uréia-formaldeído). Como alternativa a toxicidade dos adesivos, a resina poliuretana à base de óleo de mamona, desenvolvida no Instituto de Química de São Carlos, da USP, representa uma tecnologia nacional. O desempenho físico-mecânico dos painéis produzidos em laboratório será avaliado com base no documento normativo da ABNT:NBR14810-3, de 2003. O desempenho ao longo do tempo será viabilizado com o auxílio de equipamento de envelhecimento acelerado. Espera-se que os resultados a obter confirmem a viabilidade do emprego de resíduos de casca de aveia adicionados a partículas de Eucalyptus sp na produção de painéis particulados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARANDA, LUCIANO DONIZETI; ALESI, LETICIA SANT'ANNA; YAMAJI, FABIO MINORU; PANZERA, TULIO HALLAK; CHRISTOFORO, ANDRE LUIS; ROCCO LAHR, FRANCISCO ANTONIO. Mechanical properties of accelerated aging particleboards. SCIENTIA FORESTALIS, v. 47, n. 123, p. 571-578, . (10/14407-7)
VARANDA, LUCIANO DONIZETI; CHRISTOFORO, ANDRE LUIS; DE ALMEIDA, DIEGO HENRIQUE; LOPES SILVA, DIOGO APARECIDO; PANZERA, TULIO HALLAK; ROCCO LAHR, FRANCISCO ANTONIO. Evaluation of modulus of elasticity in static bending of particleboards manufactured with Eucalyptus grandis wood and oat hulls. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 36, n. 3, p. 405-411, . (10/14407-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARANDA, Luciano Donizeti. Produção e avaliação do desempenho de painéis de partículas de Eucalyptus grandis confeccionados com adição de casca de aveia. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.