Busca avançada
Ano de início
Entree

Responsividade vascular de ratos espontaneamente hipertensos tornados obesos e tratados com antagonista do receptor AT1 da Angiotensina II (AII).

Processo: 10/16885-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Mário Luís Ribeiro Cesaretti
Beneficiário:Desireé Ji Re Lee
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Hipertensão   Obesidade

Resumo

O Laboratório de Hipertensão Arterial e Obesidade Experimental da Disciplina de Nefrologia da UNIFESP tem, nos últimos anos, estudado o impacto da hipertensão arterial experimental sobre o desenvolvimento de resistência à insulina. Temos estudado manobras farmacológicas que possam reverter à resistência à insulina associada à hipertensão arterial experimental. Mais recentemente, na tentativa de obtermos um modelo experimental que fosse bem semelhante aos pacientes portadores de Síndrome Metabólica, temos estudado o efeito da associação de hipertensão arterial com modelos de obesidade. Como na clínica médica vê-se que a grande maioria dos pacientes fica obesa por aumento do aporte calórico, resolvemos estudar o impacto que uma dieta hipercalórica possa produzir sobre o desenvolvimento de obesidade e disfunção endotelial em ratos hipertensos tratados ou não com antagonistas do receptor AT1 da angiotensina II. Neste projeto propomos a estudar as alterações da pressão arterial e da função endotelial de ratos espontaneamente hipertensos que receberão uma dieta hipercalórica e hiperlipídica e serão tratados com doses diárias de losartana. Ao final de 12 semanas os animais serão sacrificados e curvas dose resposta a acetilcolina e a noradrenalina serão realizadas com as artérias aortas destes animais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)