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A relação entre os dados de segmentação não-convencional de palavras em textos de quinto e nono anos do Ensino Fundamental

Processo: 10/17720-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Lilian Maria da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Prosódia   Oralidade   Fonologia   Letramento

Resumo

Este projeto de pesquisa aborda as segmentações não-convencionais de palavras a partir da relação entre textos de alunos de quinto e nono anos do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede estadual de ensino. Temos como propósito central analisar as marcas de segmentação não-convencional de palavras através da identificação das semelhanças e diferenças entre as turmas de ambos os anos, evidenciando, a partir dessas, a relação entre o falado e o escrito demonstrado pelo trânsito dos escreventes por práticas orais/letradas. As produções escritas do nono ano são oriundas do Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II, desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão Universitária, "Desenvolvimento de Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção Textual", credenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) da UNESP. Por sua vez, os textos do quinto ano pertencem ao corpus (em constituição) de um Trabalho de Conclusão de Curso a ser concluído no ano de 2011. A análise dos dados ocorrerá de maneira quantitativa e qualitativa, e se tem por intuito, respectivamente: 1) descrever as diferenças e semelhanças entre as turmas de quinto e nono anos, assim como, as diferenças e semelhanças que possam existir entre as diferentes turmas de um mesmo ano escolar, e 2) quais constituintes prosódicos e marcas de letramento encontram-se nos dados de segmentação não-convencional de palavras.

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