Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação Permanente em Saúde na perspectiva dos gestores - o caso dos colegiados de gestão regional central e centro-oeste do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III)

Processo: 10/18085-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Silvana Martins Mishima
Beneficiário:Anna Francine Gonçalo Rigato
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Sistema Único de Saúde   Gestão em saúde   Atenção primária à saúde

Resumo

Este estudo busca apreender os significados atribuídos e operados pelos gestores municipais de saúde, membros dos Colegiados de Gestão Regional (CGR) Central e Centro Oeste, dos conceitos de Educação Permanente em Saúde, nas experiências vivenciadas na implantação de coletivos de discussão e problematização nas unidades locais de saúde que participaram do Projeto de EPS intitulado "Fortalecimento da Atenção Básica" desenvolvido na região de abrangência da DRS III - Araraquara-SP. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e abordagem qualitativa com a utilização de dados primários e secundários. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores ou coordenadores da atenção básica dos municípios que compõem os dois Colegiados de Gestão Regional. Ainda, será realizada análise dos documentos oficiais no período de 2008 a 2010, presentes em cada um dos municípios voltados ao processo de Educação Permanente em Saúde com foco na Atenção Básica. Espera-se que o desenvolvimento da proposta possa contribuir para a produção de conhecimentos que sustente a implementação de ações efetivas de educação permanente em saúde no nível local.