Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização fisiológica e do perfil de expressão gênica de cultivares de cana-de-açúcar (Saccharum Spp) contrastantes para o uso eficiente de nitrogênio

Processo: 10/11313-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:Joni Esrom Lima
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Sequenciamento

Resumo

A crescente demanda por alimentos e energia, aliada a maior preocupação com o ambiente e os custos dos fertilizantes nitrogenados, levam a uma intensa mobilização visando à melhoria da produtividade e da eficiência na utilização de fertilizantes nitrogenados em plantas cultivadas. O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar, que é utilizada tanto para a produção de açúcar como de etanol. Devido à constante expansão da cultura de cana-de-açúcar para solos marginais, o uso de fertilizantes a base de nitrogênio (N) na agricultura se tornou inevitável. Por outro lado, a produção industrial de fertilizantes nitrogenados representa um grande emissor de gases do efeito estufa. Considerando esses aspectos, fica evidente a necessidade da obtenção de alta produtividade em plantas cultivadas sob baixa fertilização de N. Estudos prévios demonstraram que a resposta da cana-de-açúcar à aplicação de fertilizantes à base de N é baixa quando comparada a outras plantas cultivadas, sendo que as causas fisiológicas e genéticas dessa reduzida responsividade ainda permanecem desconhecidas. Este projeto objetiva identificar cultivares adaptadas a condições limitantes de aplicação N e caracterizar fisiologicamente cultivares com maior capacidade de absorção de N, por meio de estudos de cinética de absorção de N pela raiz, e utilizando-se técnicas moleculares para análise massal de transcritos, seguidas de validação da expressão gênica via RT-qPCR para caracterizar genes diferencialmente expressos em genótipos de cana-de-açúcar contrastantes para a o uso eficiente de N.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO, ROBERTO A.; BARBOSA, GUILHERME O.; POSSIGNOLO, ISABELLA PRESOTTO; PERES, LAZARO E. P.; LAM, ERIC; LIMA, JONI E.; FIGUEIRA, ANTONIO; MARQUES-SOUZA, HENRIQUE. RNA interference as a gene silencing tool to control Tuta absoluta in tomato (Solanum lycopersicum). PeerJ, v. 4, DEC 15 2016. Citações Web of Science: 12.
CAMARGO, ROBERTO DE A.; HERAI, ROBERTO H.; SANTOS, LUANA N.; BENTO, FLAVIA M. M.; LIMA, JONI E.; MARQUES-SOUZA, HENRIQUE; FIGUEIRA, ANTONIO. De novo transcriptome assembly and analysis to identify potential gene targets for RNAi-mediated control of the tomato leafminer (Tuta absoluta). BMC Genomics, v. 16, AUG 26 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.