Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da variabilidade genética da população de cativeiro da Jacutinga (Aburria jacutinga, Aves, Cracidae) como subsídios para a conservação da espécie.

Processo: 10/01251-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Mercival Roberto Francisco
Beneficiário:Paulo Roberto Ramos de Oliveira Junior
Instituição-sede: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/51197-0 - Estudos da variabilidade genética de Cracídeos brasileiros ameaçados de extinção (Aves, Galliformes), como subsídios para a conservação ex situ, AP.JP
Assunto(s):Mata Atlântica   Repetições de microssatélites   Variação genética

Resumo

Muitas espécies e subespécies criticamente ameaçadas foram salvas da extinção nos últimos anos por meio de estratégias de conservação ex situ. Porém, as populações de cativeiro são geralmente pequenas, e quanto menor uma população, mais exposta ela se torna aos efeitos da deriva genética, endocruzamento e efeitos fundadores. Assim, um dos grandes desafios para a reprodução em longo prazo desses animais é amenizar a perda de diversidade alélica e heterozigose. O manejo genético pode orientar os acasalamentos de maneira a manter na população a maior variação genética possível através do cálculo da distância genética entre os espécimes, que é realizado por técnicas de biologia molecular. A jacutinga, Aburria jacutinga (Aves, Cracidae), é uma ave endêmica da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção devido à drástica destruição deste ecossistema e à forte pressão de caça. Dentre as ações de conservação sugeridas para esta espécie estão a translocação de animais, o desenvolvimento de um programa de conservação ex situ visando a reintrodução em áreas nas quais se tornou extinta e a manutenção desses estoques em cativeiro controlados por um studbook. No entanto, apesar de já estar em andamento o plano de reprodução para a jacutinga, um programa de monitoramento e manejo genético ainda não foi implementado, pois não se conhece a variabilidade genética dos exemplares cativos e suas relações de parentesco. Diante disso, os objetivos deste projeto são: avaliar o nível de variabilidade genética da população de cativeiro de A. jacutinga, desenvolver um pedigree genético para a espécie e fazer recomendações sobre os pares a serem acasalados. Essas informações proverão subsídios fundamentais para as ações de conservação desta ave.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-, JR., PAULO R. R.; COSTA, MARIELLEN C.; SILVEIRA, LUIS F.; FRANCISCO, MERCIVAL R. Genetic Guidelines for Captive Breeding and Reintroductions of the Endangered Black-Fronted Piping Guan, Aburria jacutinga (Galliformes, Cracidae), an Atlantic Forest Endemic. ZOO BIOLOGY, v. 35, n. 4, p. 313-318, JUL-AUG 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.