Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de enzimas por Penicillium echinulatum para hidrólise de material lignocelulósico

Processo: 10/12811-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Aline Carvalho da Costa
Beneficiário:Beatriz Merchel Piovesan Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Penicillium   Celulase   Bioprocessos

Resumo

O fornecimento estável de energia é fundamental para a manutenção da sociedade moderna. Atualmente, a maior preocupação com o meio ambiente estimula a pesquisa de combustíveis com caráter ecológico e renovável, tal como o etanol de segunda geração. A produção de etanol de segunda geração envolve uma etapa de hidrólise enzimática do material lignocelulósico. O emprego de hidrólise enzimática apresenta vantagens significativas em relação a outros métodos, no entanto, seu uso está condicionado aos altos custos de produção do complexo enzimático celulolítico. Para tornar viável a produção de etanol de segunda geração é imprescindível viabilizar a produção de enzimas celulolíticas. Para minimização de seus custos de produção, buscam-se microrganismos com maior produção de enzimas de interesse, bem como formas de otimizar a sua produção em biorreatores. O objetivo desse projeto é estudar o potencial do fungo Penicilium echinulatum, apontado recentemente na literatura como produtor de enzimas importantes na hidrólise de material lignocelulósico, bem como otimizar as condições de cultivo e parâmetros operacionais por cultivo submerso em biorreatores. Resultados preliminares de hidrólise com o material cultivado do fungo demonstraram seu caráter competitivo em relação a coquetéis enzimáticos já comercialmente disponíveis.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Beatriz Merchel Piovesan. Produção de enzimas por fungo filamentoso para hidrólise de material lignocelulósico. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.