Busca avançada
Ano de início
Entree

Oceanografia pesqueira dos estágios iniciais das lulas Loliginidae (Cephalopoda: Myopsida): distribuição espaço-temporal de paralarvas ao longo da plataforma continental entre o Cabo de São Tomé (RJ) e Cananéia (SP) (22º-25ºS)

Processo: 10/03733-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros Marinhos
Pesquisador responsável:Maria de Los Angeles Gasalla
Beneficiário:Carolina Costa de Araújo
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica de populações   Lulas   Cefalópodes   Recrutamento   Recursos pesqueiros   Plataforma continental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cefalópodes | Lulas | Oceanografia Pesqueira | paralarvas | Recrutamento | recursos pesqueiros | Dinâmica de populações

Resumo

As lulas Loliginidae apresentam-se como recursos pesqueiros em crescente potencial na Plataforma Continental Sudeste (PCSE) do Brasil, tanto para a pesca industrial quanto para a pesca artesanal. No entanto, para a aplicação de medidas de manejo sustentável, aspectos fundamentais sobre os mecanismos responsáveis pela variabilidade do recrutamento ainda são desconhecidos. Esses mecanismos serão investigados através da análise de distribuição e densidade espaço-temporal das paralarvas de lulas, provenientes de amostras de plâncton coletadas por diversos cruzeiros oceanográficos pretéritos realizados pelo Instituto Oceanográfico da USP entre 1991 e 2005. O presente estudo tem o objetivo inédito de identificar as paralarvas que ocorreram ao longo da plataforma continental entre Cabo de São Tomé (RJ) e Cananéia (SP) durante esses cruzeiros, verificar padrões espaço-temporais de distribuição e densidade das mesmas, e relacioná-los com as variáveis ambientais e ciclo de vida das espécies. Esse estudo irá fornecer informações-chave para a avaliação e manejo dos estoques pesqueiros de loliginídeos na região, propiciando uma avaliação, sem precedentes, sobre a oceanografia pesqueira destes organismos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Carolina Costa de. Oceanografia pesqueira dos estágios iniciais de Loliginidae (Cephalopoda: Myopsida): paralarvas ao longo da plataforma continental entre o Cabo de São Tomé (RJ) e Cananéia (SP) (22º-25ºS). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.