Busca avançada
Ano de início
Entree

Minerais em mel de abelhas Apis mellifera l. produzidos na região do Pólo Cuesta, Estado de São Paulo

Processo: 10/13165-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Ricardo de Oliveira Orsi
Beneficiário:Érica Harue Ito
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Apicultura   Mel   Minerais (química inorgânica)   Apis mellifica

Resumo

O mel é o produto apícola mais conhecido e consumido, elaborado pelas abelhas Apis mellifera L. através do néctar retirado das flores. Variações na composição física e química do mel são encontradas, pois fatores como o clima, tipo de solo, estágio de maturação, espécie de abelha e origem botânica interferem em sua qualidade. A análise de elementos químicos e de substâncias tóxicas no mel é importante para o controle da qualidade e aspectos nutricionais. Desta forma, os objetivos do presente trabalho são avaliar a presença dos minerais (cádmio, cálcio, cobre, cromo, chumbo, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, mercúrio, potássio, sódio e zinco) em amostras de méis de abelhas Apis mellifera L. da região do Pólo Cuesta, Estado de São Paulo. Para isso, serão coletadas amostras de mel junto aos apicultores de associações locais, armazenadas em frascos plásticos estéreis e mantidas em temperatura ambiente. Será utilizada espectrometria de plasma e os resultados expressos em mg/kg do produto. Os resultados serão avaliados através de Análise de Variância, seguido do teste de Tukey-Kramer para comparação das médias (P<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ITO, Érica Harue. Minerais em méis de abelhas Apis mellífera L. produzidos na região do Pólo Cuesta, Estado de São Paulo. 2012. 48 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.