Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos remanescentes florestais na manutenção do qualidade da água em microbacias agrícolas

Processo: 10/13627-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Carla Cristina Cassiano
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Impactos ambientais   Pastagens   Hidrologia   Qualidade da água

Resumo

Sistemas naturais como as florestas apresentam-se como o melhor uso do solo do ponto de vista de proteção dos recursos hídricos, enquanto as práticas agrícolas tendem a alterar as características físicas, químicas e biológicas das águas por se tratarem de fontes difusas de poluição. Desse modo, o objetivo do estudo é avaliar se a floresta natural atua na minimização dos efeitos da atividade agrícola. Em microbacias selecionadas serão analisadas a estrutura e dinâmica da paisagem por meio de mapas de uso do solo dos anos de 1962, 1995 e 2008. Amostras de água serão coletadas para a análise das seguintes variáveis: pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, turbidez, temperatura, concentração de nutrientes e sedimentos em suspensão. As variáveis serão agrupadas como preditoras (histórico e uso atual da terra, variáveis físicas) e resposta (parâmetros físico-químicos da água) para as análises estatísticas visando correlacionar e ordenar as variáveis preditoras de acordo com as respostas dos parâmetros físico-químicos da água em cada microbacia. Ao final do projeto pretende-se entender as diferenças entre a qualidade da água em áreas com e sem presença de floresta, com presença de floresta em matriz de pastagem e cana-de-açúcar, e com florestas em diferentes estágios de conservação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ, SILVIO F. B.; FERRAZ, KATIA M. P. M. B.; CASSIANO, CARLA C.; BRANCALION, PEDRO HENRIQUE S.; DA LUZ, DANIELA T. A.; AZEVEDO, THAIS N.; TAMBOSI, LEANDRO R.; METZGER, JEAN PAUL. How good are tropical forest patches for ecosystem services provisioning?. LANDSCAPE ECOLOGY, v. 29, n. 2, p. 187-200, FEB 2014. Citações Web of Science: 58.
CASSIANO, CARLA CRISTINA; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; MOLIN, PAULO GUILHERME; VOIGTLAENDER, MAUREEN; PASCHOALETTO MICCHI DE BARROS FERRAZ, KATIA MARIA. Spatial Assessment of Water-Related Ecosystem Services to Prioritize Restoration of Forest Patches. NATUREZA & CONSERVAÇÃO, v. 11, n. 2, p. 176-180, DEC 2013. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASSIANO, Carla Cristina. O papel dos remanescentes florestais na manutenção da qualidade da água em microbacias agrícolas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.