Busca avançada
Ano de início
Entree

Liberdade hipotecada: o processo de independência cubana na imprensa brasileira (1895-1902)

Processo: 10/13696-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:José Luis Bendicho Beired
Beneficiário:Renato Cesar Santejo Saiani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Imprensa   Guerra Hispano-Americana   História latino-americana   Brasil   Cuba

Resumo

A história da independência cubana é a mais longa da América, e uma das mais dramáticas: Cuba chegou tarde à independência, em comparação com os outros países hispano-americanos e mesmo assim não a conseguiu por completo, já que ficou por um longo período sobre a tutela política dos Estados Unidos. O longo processo de independência de Cuba culminou com mudanças importantes para a América Latina, pois encerrou a presença colonial espanhola no território americano e abriu caminho para uma nova fase da política exterior dos Estados Unidos para o território latino-americano.O projeto tem como objetivo analisar a repercussão do processo de independência cubana na imprensa e na opinião pública brasileira. Para isso serão utilizados o Jornal do Commércio e O Estado de S. Paulo como fontes e objetos de estudo, pois os jornais como importantes órgãos de imprensa de época, permitirão o recolhimento de informações de grande valor para o desenvolvimento do trabalho. Deve-se apontar que a presente proposta, está vinculada ao Projeto Temático FAPESP, Cultura e política nas Américas: Circulação de idéias e configurações de identidades (séculos XIX e XX), integrado por pesquisadores da USP, UNESP e UNIFESP.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAIANI, Renato Cesar Santejo. Liberdade hipotecada : o processo de independência cubana na imprensa brasileira (1895-1902). 2013. 178 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.