Busca avançada
Ano de início
Entree

Zoneamento das áreas de risco climático para a ocorrência da ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo

Processo: 10/13621-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Dayana Lardo dos Santos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   São Paulo   Zoneamento

Resumo

Em função da preocupação internacional por fontes de energias renováveis e menos poluentes, a demanda por álcool proveniente da cana-de-açúcar tem se elevado devido às vantagens comparativas, em termos econômicos e ambientais, sobre outras fontes. O Brasil, apresentando os mais baixos custos de produção praticados na cana-de-açúcar e rendimentos acima da média mundial, é o maior expoente do setor sucroalcooleiro, e se prepara para atender essa demanda. Porém, um dos entraves para se lograr grandes produtividades a uma cultura de tamanha importância é a ocorrência de doenças capazes de reduzir o rendimento no canavial, sendo atualmente, o maior desafio para a comunidade canavieira no Brasil a ferrugem alaranjada causada pelo fungo Puccinia kuehnii, doença recentemente introduzida no país. No presente estudo será estabelecido o zoneamento das regiões de favorabilidade climática para a ocorrência da ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, maior expoente do setor sucroalcooleiro do país. Será realizado, primeiramente, o levantamento de informações sobre a doença e as condições climáticas favoráveis à sua ocorrência e de dados de temperatura, precipitação e excedentes hídricos dos últimos 30 anos para a Austrália, onde ocorreu um surto epidêmico do fungo nos anos 1999/2000, a fim de se estabelecer parâmetros climáticos que auxiliem na análise da ocorrência e intensidade da doença em 2009/2010 no Brasil. A partir desses parâmetros serão analisadas as séries climáticas das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo, para o estabelecimento dos níveis de risco climático para ocorrência da ferrugem alaranjada, em função das severidades da doença observadas nas safras de 2009/2010 e 2010/2011 e que serão obtidas ao longo da safra 2011/2012, e obtenção de mapas de favorabilidade à doença que contribuam para uma melhor alocação das variedades. Palavras-chave: Cana-de-açúcar, ferrugem alaranjada, índice de favorabilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENTELHAS, PAULO C.; DOS SANTOS, DAYANA L.; MONTEIRO, LEONARDO A.; SOARES-COLLETTI, ANA RAQUEL; PALLONE FILHO, WANDER J.; DONZELLI, JORGE L.; ARRIGONI, ENRICO B. Agro-climatic favorability zones for sugarcane orange rust as a tool for cultivar choice and disease management. CROP PROTECTION, v. 84, p. 88-97, JUN 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Dayana Lardo dos. Zoneamento da favorabilidade climática para a ocorrência da ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar nas principais regiões produtoras do Brasil e da Austrália. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.