Busca avançada
Ano de início
Entree

"Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina

Processo: 10/13857-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Maria Helena Rolim Capelato
Beneficiário:Caio de Souza Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O objetivo central deste projeto é, partindo de uma perspectiva afinada com as "histórias conectadas" e as "histórias transnacionais", analisar o significado dos diálogos que se estabeleceram entre os artistas ligados à música popular engajada de Argentina, Brasil, Chile, Cuba e Uruguai nas décadas de 1960 e 1970. Neste período, a América Latina, impactada pelas tensões decorrentes da guerra fria, foi palco de episódios políticos relevantes: as experiências socialistas em Cuba e no Chile e as ditaduras militares impostas na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Tais experiências, distintas, mas relacionadas entre si, motivaram os artistas a se inserirem, de forma ativa, no debate político. Nesse contexto, alguns setores ligados à canção popular tentaram convertê-la em instrumento de luta política. A partir da trajetória de alguns artistas emblemáticos do panorama musical latino-americano das décadas de 1960 e 1970 que se dedicaram a produzir um tipo de canção popular politicamente engajada, pretendo analisar como se deu a aproximação entre músicos de diferentes países, procurando compreender como esses artistas conceberam, em suas obras, um projeto de unidade latino-americana. A análise dessas obras, produtos híbridos resultantes do cruzamento de idéias políticas e estéticas, terá como fonte fundamental as discografias individuais e coletivas dos artistas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Caio de Souza. \"Quando um muro separa, uma ponte une\": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.