Busca avançada
Ano de início
Entree

História e Literatura no Oitocentos: um contraponto entre as obras histórico-ficcionais de Alexandre Herculano e Francisco Adolfo de Varnhagen na configuração da escrita da História no século XIX.

Processo: 10/03838-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Cristina Meneguello
Beneficiário:Michelle Fernanda Tasca
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Romance histórico   Historiografia brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alexandre Herculano | Francisco Adolfo de Varnhagen | Historiografia Brasileira | Historiografia portuguesa | Romance Histórico | Historiografia e Literatura

Resumo

O projeto de pesquisa propõe um contraponto entre as obras do historiador lusitano Alexandre Herculano e do brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, no intuito de compreender as relações entre a história e a ficção nos escritos literários do XIX e a forma como a literatura contribuiu para a configuração das construções historiográficas no período oitocentista. As fontes selecionadas inicialmente são os romances históricos e contos de Herculano - a exemplo de Eurico o Presbítero, O Bobo, O Monge de Cister e contos presentes em Lendas e Narrativas - e textos como Crônica do Descobrimento do Brasil de Varnhagen, dentre outros que poderão ser encontrados tanto na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro como no periódico português O Panorama. A opção específica por esses historiadores advém do interesse que ambos tiveram em utilizar a história como pano de fundo de seus trabalhos literários. Além de produzirem obras com características semelhantes, os autores atuaram concomitantemente nos mesmos jornais, como é o caso do Panorama, dirigido por Herculano e no qual Varnhagen atuou como correspondente por vários anos.. Surge como meta, assim, investigar a relação entre esses escritores e a importância que tiveram na construção e difusão do conhecimento histórico em seus países de origem. Dessa forma a pesquisa se restringe entre os anos de 1838, data da publicação do primeiro conto de Herculano aos moldes histórico-ficcionais: "O Castelo de Faria", até os últimos anos da década de 1850, quando há registros dos últimos textos de Varnhagen com estilo semelhante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TASCA, Michelle Fernanda. A ficção histórica oitocentista: as configurações do histórico e do literário em Varnhagen e Alexandre Herculano. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.