Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de alternativa descentralizada de saneamento visando ao aproveitamento da urina humana na agricultura de subsistência.

Processo: 10/18241-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Antunes Nolasco
Beneficiário:Mariana Cardoso Chrispim
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção vegetal

Resumo

No Brasil,segundo dados do IBGE,em 2008,2.495 municípios do Brasil (44,8% do total) ainda eram totalmente descobertos de redes de esgoto.Assim, seus moradores tinham que recorrer a alternativas como fossas sépticas, e rudimentares ou despejar esgoto em valões, rios ou terrenos vazios, gerando grandes prejuízos ao meio ambiente, e à saúde e qualidade de vida dessas pessoas. O saneamento ecológico é uma abordagem inovadora que surgiu para atender à carência de saneamento e aos vários problemas acarretados por esta. Esta forma de saneamento é baseada em: prevenir a poluição das águas; proporcionar o saneamento de fezes e urina; e usar estes produtos para fins de agricultura. A partir desta abordagem, este projeto pretende: analisar a influência da urina humana como fertilizante para o cultivo de duas espécies- a alface e o milho; verificar os efeitos nas propriedades do solo e do produto; e recomendar dosagens apropriadas para cada espécie em questão. Para isso,será realizado experimento com o plantio destas espécies com a divisão em diferentes grupos, que receberão doses diferentes de urina. Após isso, pretende-se analisar os resultados através de análise estatística com os parâmetros: área foliar e a massa seca da planta, para que se possa comparar o crescimento dos grupos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISPIM, MARIANA C.; TARPEH, WILLIAM A.; SALINAS, DELHI T. P.; NOLASCO, MARCELO A. The sanitation and urban agriculture nexus: urine collection and application as fertilizer in Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF WATER SANITATION AND HYGIENE FOR DEVELOPMENT, v. 7, n. 3, p. 455-465, SEP 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.