Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do papel dos mastócitos na osteogênese

Processo: 10/51850-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Constance Oliver
Beneficiário:William Marcatti Amaru Maximiano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osteogênese   Diferenciação celular   Mineralização   Mastócitos   Osteoblastos   Remodelação óssea

Resumo

Os mastócitos são células multifuncionais do sistema imune que participam de diversos processos importantes do organismo como os mecanismos de defesa contra patógenos, as reações alérgicas e o reparo tecidual. Estas células desempenham suas funções através da liberação de mediadores químicos contidos em seus grânulos citoplasmáticos. Esta liberação ocorre, principalmente, pelo intercruzamento dos receptores de alta afinidade para a imunoglobulina E (FceRI), através de antígenos multivalentes. A abundância de mastócitos no tecido ósseo e a sua participação nos estágios iniciam da remodelação óssea, ampliam a possibilidade da significância fisiológica e patológica das interações entre mastócitos e osteoblastos. A existência de uma associação entre mastócitos e osteoblastos foi descrita através de dados que mostra que os osteoblastos produzem Stem Cell Factor (SCF), um fator de crescimento importante para a diferenciação e a proliferação de mastócitos. Entretanto, o papel dos mastócitos na osteogênese não é totalmente conhecido. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar e caracterizar o papel dos mastócitos na osteogênese. Os conhecimentos gerados poderão contribuir para a melhor compreensão da influência dos mastócitos e seus mediadores durante os processos de reparo e remodelação óssea. Os achados irão auxiliar na elaboração de estratégias terapêuticas a ser empregada na osseointegração de implantes de titânio e em doenças como a osteoporose causada pela mastocitose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARU MAXIMIANO, WILLIAM MARCATTI; MARCELINO DA SILVA, ELAINE ZAYAS; SANTANA, ANA CAROLINA; DE OLIVEIRA, PAULO TAMBASCO; JAMUR, MARIA CELIA; OLIVER, CONSTANCE. Mast Cell Mediators Inhibit Osteoblastic Differentiation and Extracellular Matrix Mineralization. JOURNAL OF HISTOCHEMISTRY & CYTOCHEMISTRY, v. 65, n. 12, p. 723-741, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.