Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de agentes virais de doenças hemorrágicas em cervídeos brasileiros: estudo retrospectivo

Processo: 10/14787-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Karin Werther
Beneficiário:Aline Eyko Kawanami
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)   Adenovirus

Resumo

No Brasil existem atualmente oito espécies de cervídeos (DUARTE, 2007), das quais duas apresentam um status de conservação vulnerável. O declínio populacional das espécies deve-se principalmente às alterações e perda do habitat, devido ao avanço de fronteiras agrícolas e urbanas, enfermidades e atividades predatórias de caça. As doenças introduzidas por gado bovino são uma das principais causas de mortalidade, uma vez que inúmeras doenças virais, bacterianas e parasitárias comuns ao gado afetam os cervídeos (PINDER & LEEUWENBERG, 1997). Os achados anatomopatológicos podem ser sugestivos para muitas doenças, porém em alguns casos as lesões macroscópicas de diversas enfermidades são muito semelhantes, necessitando de técnicas complementares para o diagnóstico. Assim, os animais acometidos pela doença epizootica hemorrágica (DEH), pela língua azul (LA) e pela doença hemorrágica por adenovirus (DHA) apresentam na necropsia aspectos semelhantes como enterite hemorrágica, edema pulmonar e petéquias e sufusões em inúmeros órgãos. No Departamento de Patologia Veterinária da FCAV-UNESP foram realizadas nos últimos 16 anos um total de 208 necropsias de cervídeos brasileiros, tanto de vida livre como de cativeiro. Como em muitos casos as lesões macroscópicas foram semelhantes e sugestivas para diversas doenças, esse estudo retroativo visa fazer um levantamento da ocorrência das três doenças virais citadas acima. Os materiais de arquivo (blocos de parafina) existentes no Departamento de Patologia serão utilizados na confecção de lâminas histológicas e lâminas para realização de técnicas moleculares e de imunoistoquímica para elucidar os possíveis agentes virais envolvidos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAWANAMI, ALINE E.; DE OLIVEIRA, JULIANA P.; ARENALES, ALEXANDRE; CROSSLEY, BEATE; WOODS, LESLIE W.; DUARTE, JOSE M. B.; WERTHER, KARIN. Detection of bluetongue virus in Brazilian cervids in Sao Paulo. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 1, p. 137-142, JAN 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAWANAMI, Aline Eyko. Pesquisa de agentes virais de doenças hemorrágicas em cervídeos brasileiros : Imunodetecção de células-tronco tumorais em neoplasias mamárias caninas. 2012. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.