Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genotípica e fenotípica de Cepas de Escherichia coli associadas à doença do edema em suínos

Processo: 10/14412-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Andrea Micke Moreno
Beneficiário:Vasco Túlio de Moura Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacteriologia   Doenças transmissíveis   Suínos   Epidemiologia   Biologia molecular

Resumo

A doença do edema é uma doença de caráter sistêmico que afeta os leitões desmamados e é causada por cepas de Escherichia coli produtoras da toxina Shiga 2 variante (Stx2e). Esta doença assim como a diarréia pós desmame apresentam ampla distribuição em nosso país, sendo que em algumas regiões o uso constante de antimicrobianos tem feito com que os quadros de doença do edema geralmente restritos a animais de creche, ocorram mais tardiamente, ou seja, nas fases de crescimento e terminação, levando a prejuízos ainda maiores devido à mortalidade. Nestes surtos, observa-se ainda a alta freqüência de isolados com resistência a múltiplos antimicrobianos. Diante deste quadro o presente estudo tem por objetivos determinar a presença dos fatores de virulência associados à toxina Stx2e em cepas de E. coli provenientes de suínos através da PCR, identificar os sorotipos das cepas associadas à doença do edema, estabelecer o perfil de resistência das amostras positivas para Stx2e aos antimicrobianos mais comumente utilizados na cadeia produtiva de suínos, avaliar a expressão da toxina Stxe2 em cultivos celulares da linhagem Vero e avaliar a similaridade entre os isolados através da eletroforese em campo pulsado. Os dados obtidos permitirão um maior conhecimento sobre a epidemiologia deste patotipo de E. coli no país e será de grande auxílio para trabalhos futuros buscando o controle e a prevenção da enfermidade por ele causada.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Caracterização genotípica e fenotípica de cepas de Escherichia coli associadas à doença do edema em suínos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.