Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo ultraestrutural do desenvolvimento da espermatogênese e da via espermática em preá (Galea spixii; Wagler, 1831) criados em cativeiros

Processo: 10/14516-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Paulo Ramos da Silva Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Andrologia   Testículo   Microscopia eletrônica   Espermatogênese

Resumo

A potencialidade da produção de inúmeras espécies silvestres vem sendo pesquisada em todo mundo, demonstrando que estas podem se transformar em fontes renováveis de produtos de grande rentabilidade. Alguns espécimes vêm sendo explorados indiscriminadamente como fonte de proteína de origem animal, como o preá (Galea spixii) que já está sendo criado com objetivo de manejo e reprodução, com repercussão econômica. Para perspectiva de produção comercial e de preservação da espécie, tem de haver estudo das diversas etapas do desenvolvimento testicular, especialmente daquelas associadas à puberdade e a maturidade sexual na reprodução. Fragmentos de testículos e da via espermática de preás machos em diferentes idades já foram previamente coletados no Centro de Multiplicação da Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, RN, por ocasião do projeto de IC (Processo FAPESP n º 08/57190-8). Todo o material encontra-se fixado em Glutaldeido e Paraformoaldeido e armazenado no Laboratório de Histologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ/USP. Os mesmos serão desidratados em uma série crescente em álcoois e processados em Epon e serão feitas uma dupla contrastação com solução aquosa saturada de acetato de uranila e citrato. As observações e eletromicrografias sub-celulares e de superfície serão realizadas nos microscópios eletrônicos de transmissão e varredura da FMVZ/USP. Serão avaliados os detalhes ultraestruturais dos componentes dos compartimentos testiculares, a evolução do processo espermatogênico e os aspectos relativos a evolução dos demais órgão da via espermática em preás em diferentes fases do ciclo reprodutivo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, P. R. S.; OLIVEIRA, M. F.; ARROYO, M. A. M.; SILVA, A. R.; RICI, R. E. G.; MIGLINO, M. A.; ASSIS NETO, A. C. Ultrastructure of spermatogenesis in Spix's yellow-toothed cavy (Galea spixii). Reproduction, v. 147, n. 1, p. 13-19, JAN 2014. Citações Web of Science: 9.
SANTOS, P. R. S.; OLIVEIRA, M. F.; SILVA, A. R.; ASSIS NETO, A. C. Development of spermatogenesis in captive-bred Spix's yellow-toothed cavy (Galea spixii). REPRODUCTION FERTILITY AND DEVELOPMENT, v. 24, n. 6, p. 877-885, 2012. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Paulo Ramos da Silva. Estudo ultraestrutural do desenvolvimento da espermatogênese e da via espermática de preás (Galea spixii, Wagler, 1831) criados em cativeiro. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.