Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão de TLR2 e TLR4, ROS e óxido nítrico em células mononucleares de sangue periférico de cães naturalmente infectados e controles após a ação in vitro do imunomodulador P-MAPA

Processo: 10/13166-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Valéria Marçal Felix de Lima
Beneficiário:Larissa Martins Melo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba, SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia   Imunomodulação   Cães   Leishmaniose visceral

Resumo

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose crônica e, se não tratada, pode ser fatal. A LV canina constitui um grave problema de Saúde Pública, pois os animais infectados são potentes reservatórios, sendo mais prevalente em cães do que no homem. Por isso, o cão é um alvo importante nas medidas de controle. Os cães infectados apresentam imunidade celular diminuída e desenvolvem potente resposta humoral, que não é eficaz para eliminação do protozoário. Para o tratamento da leishmaniose visceral canina o uso de antimoniais humanos não é permitido. Assim, é fundamental o estudo de novas alternativas para o tratamento de cães infectados que possam reduzir a incidência da doença em áreas endêmicas. O imunomodulador conhecido por MAPA é um agregado polimérico derivado de Aspergillus oryzae. Tal droga é capaz de estimular, em modelo experimental, a linfoproliferação e a produção de citocinas relacionadas à imunidade celular, porém o seu mecanismo de ação não é conhecido. Neste projeto, propomos investigar o modo de ação da droga através da expressão de TLR2 e TLR4 e geração de espécies reativas de oxigênio e óxido nítrico e a expressão da proteína quinase p38 ativada por mitógeno em células mononucleares de sangue periférico de cães naturalmente infectados e controles após a ação in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Fármaco brasileiro mostra potencial contra tuberculose e câncer 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, L. M.; PEROSSO, J.; ALMEIDA, B. F. M.; SILVA, K. L. O.; SOMENZARI, M. A.; DE LIMA, V. M. F. Effects of P-MAPA immunomodulator on Toll-like receptor 2, ROS, nitric oxide, MAPKp38 and IKK in PBMC and macrophages from dogs with visceral leishmaniasis. International Immunopharmacology, v. 18, n. 2, p. 373-378, FEB 2014. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LARISSA MARTINS MELO. TLR 2, TLR 4, ROS, óxido nítrico, P38 e IKK em células mononucleares de cães com leishmaniose Visceral tratadas com o imunomodulador P-MAPA. 2014. 80 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.