Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de utilização de estimulador mecânico para estudo de flutuações síncronas na excitabilidade de reflexos bilaterais em humanos

Processo: 10/15522-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:André Fábio Kohn
Beneficiário:Rinaldo André Mezzarane
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05304-5 - Efeitos da ativação cutânea sobre a modulação de reflexos contralaterais durante a marcha em humanos, BE.EP.PD
Assunto(s):Neurofisiologia   Reflexo de estiramento

Resumo

O reflexo de estiramento é uma ferramenta importante para o estudo da neurofisiologia da medula espinhal em humanos. Pode ser evocado por estimulação mecânica do tendão associado ao músculo no qual a resposta reflexa é captada por meio de eletromiografia de superfície. Este quantificador tem sido empregado para avaliar processos espinhais sob diferentes condições em sujeitos normais e em pacientes acometidos por patologias que afetam o sistema motor. Contudo, ainda não existe consenso em relação ao tipo mais apropriado de estimulação mecânica que possibilite gerar respostas reflexas com boa reprodutibilidade e boa interpretabilidade. O controle adequado da estimulação permite que variações na amplitude das respostas reflexas sejam atribuídas unicamente a efeitos fisiológicos. Desta forma, uma padronização na aplicação e medição das perturbações mecânicas é necessária. O presente projeto de pesquisa visa sugerir um sistema de estimulação mecânica e monitoramento indireto de deslocamento do tendão baseado em um acelerômetro acoplado a um vibrador ("shaker") de precisão industrial. O deslocamento calibrado do dispositivo de estimulação mecânica causará uma deformação do tendão que, por sua vez, irá estirar o músculo, provocando a ativação dos fusos neuromusculares. Devido à reprodutibilidade do gerador de estímulos mecânicos e ao controle experimental, ficará assegurado um controle adequado das entradas (estímulos) que geram os sinais de saída (respostas reflexas) do sistema biológico. Além desse primeiro aspecto metodológico, a proposta da pesquisa é a aplicação de trens de pulsos mecânicos para o estudo da covariância de reflexos bilaterais. Este tipo de metodologia poderá ser de grande valia em estudos da neurofisiologia da medula espinhal de indivíduos sãos (foco da proposta), apresentando um grande potencial para utilização em avaliações clínicas. Os resultados da pesquisa poderão contribuir para um melhor entendimento da organização dos circuitos medulares e de suas dinâmicas sinápticas, além de permitir o aperfeiçoamento de técnicas de reabilitação e/ou diagnóstico indicadas a sujeitos acometidos por neuropatologias ou lesões medulares.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEZZARANE, RINALDO ANDRE; MAGALHAES, FERNANDO HENRIQUE; CHAUD, VITOR MARTINS; ELIAS, LEONARDO ABDALA; KOHN, ANDRE FABIO. Enhanced D1 and D2 Inhibitions Induced by Low-Frequency Trains of Conditioning Stimuli: Differential Effects on H- and T-Reflexes and Possible Mechanisms. PLoS One, v. 10, n. 3 MAR 25 2015. Citações Web of Science: 7.
MEZZARANE, RINALDO ANDRE; KOHN, ANDRE FABIO; COUTO-ROLDAN, ERIKA; MARTINEZ, LOURDES; FLORES, AMIRA; MANJARREZ, ELIAS. Absence of effects of contralateral group I muscle afferents on presynaptic inhibition of Ia terminals in humans and cats. Journal of Neurophysiology, v. 108, n. 4, p. 1176-1185, AUG 2012. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.