Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo metalômico do mercúrio em leite materno coletado da população ribeirinha da área de influência do AHE Jirau - Bacia do Rio Madeira

Processo: 10/51506-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Felipe André dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Mercúrio (elemento químico)   Toxicidade   Aleitamento materno   Biomarcadores

Resumo

O trabalho busca o desenvolvimento de métodos analíticos para aplicação da metalômica como possíveis biomarcadores de toxicidade de mercúrio na área de influência da AHE JIRAU - Bacia do Rio Madeira. Para atingir este objetivo principal, o projeto reúne equipe multi-institucional (UNB, UNESP e UNICAMP), engajada em desenvolver procedimentos eletroforéticos bidimensionais em gel de poliacrilamida (2D PAGE) para fracionamento e identificação de proteínas responsáveis pelo transporte de mercúrio nas amostras de leite materno coletadas em lactantes junto à população ribeirinha e de métodos analíticos, qualitativos e quantitativos para avaliação de mercúrio nos spots. A proposta de trabalho poderá fornecer subsídios técnico-científicos nas áreas de saúde e ambiental de extrema importância, possibilitando a elaboração de protocolos de monitoramento aplicáveis aos empreendimentos hidrelétricos na região Amazônica. A possível identificação de biomarcadores (proteínas transportadoras de mercúrio) caracteriza a originalidade do projeto e constituirá um marco inicial do estudo da metalômica relacionado à toxicidade do mercúrio em leite materno. O caráter inédito da proposta proporcionará ainda contribuições científicas, tecnológicas e socioambientais extremamente relevantes, por exemplo, implementação de laboratórios especializados na aplicação da metalômica em estudos de toxicidade do mercúrio e a possibilidade das empresas do setor energético desenvolver programas efetivos de saúde ambiental relacionados com o ciclo hidrobiogeoquímico do mercúrio na região amazônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pesquisa aprimora método de detecção de mercúrio em peixes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, FELIPE ANDRE; CAVECCI, BRUNA; SOUZA VIEIRA, JOSE CAVALCANTE; FRANZINI, VANESSA PEZZA; SANTOS, ADEMIR; LEITE, ALINE DE LIMA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; ZARA, LUIZ FABRICIO; PADILHA, PEDRO DE MAGALHAES. A Metalloproteomics Study on the Association of Mercury With Breast Milk in Samples From Lactating Women in the Amazon Region of Brazil. Archives of Environmental Contamination and Toxicology, v. 69, n. 2, p. 223-229, AUG 2015. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Felipe André dos. Estudo metalômico do mercúrio em leite materno coletado da população ribeirinha da área de influência do Ahe Jirau-bacia do rio Madeira. 2013. 72 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu) Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.