Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades locais de soluções líquidas binárias de água + Polietileno Glicóis (PEGs) utilizando dados das propriedades de excesso e a teoria das flutuações de Kirkwood-Buff

Processo: 10/17422-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Pedro Luiz Onófrio Volpe
Beneficiário:Heloisa Emi Hoga
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Termodinâmica

Resumo

Propriedades de excesso tem sido um caminho qualitativo e quantitativo para predizer o desvio da idealidade de soluções líquidas binárias. Além disso, grandezas termodinâmicas de excesso têm sido usadas para desenvolver modelos e novas teorias de soluções. Neste estudo, densidade e medida acústica de soluções líquidas binárias de água + Etileno Glicol e uma série homóloga de Polietileno Glicóis (PEGs) serão determinadas em função da composição a diferentes temperaturas e à pressão atmosférica. Os dados experimentais obtidos serão utilizados para se calcular o Volume Molar de Excesso (VmE) e a Compressibilidade Isotérmica ( ) das soluções. Com a obtenção destes dados experimentais para o sistema binário água + PEGs e aplicando-se a teoria das flutuações de Kirkwood-Buff, pretende-se produzir um conjunto de resultados envolvendo propriedades locais das soluções para se compreender melhor a micro-estrutura destes sistemas em toda a faixa de composição.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOGA, Heloisa Emi. Grandezas excesso de soluções líquidas binárias de glicóis + água a diferentes temperaturas e pressão atmosférica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.