Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica e de expressão gênica comparativa do cemento dental e do osso alveolar humanos

Processo: 10/12486-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Enilson Antonio Sallum
Beneficiário:Cristiane Ribeiro Salmon
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Proteômica   Expressão gênica

Resumo

O cemento dental e o osso alveolar são tecidos mineralizados com diversas similaridades quanto a sua origem, estrutura e composição. Entretanto, acredita-se que cementoblastos e osteoblastos são células fenopiticamente distintas, e que existam marcadores específicos que possam ajudar a caracterização dessas células como linhagens únicas. Com base nessa hipótese, este estudo tem como objetivos: 1) gerar uma lista de dados proteômicos do cemento dental e osso alveolar humanos, e fazer uma análise comparativa da composição da matriz orgânica para diferenciar os dois tecidos; 2) analisar comparativamente as proteínas envolvidas no processo de regulação e sinalização celular do cemento dental e osso alveolar humanos; 3) analisar o perfil de expressão de células do cemento dental e células do tecido ósseo de alvéolos de molares de camundongos. Após a coleta de amostras de cemento dental humano de dentes extraídos e de osso alveolar, as proteínas da matriz extracelular serão extraídas, digeridas em tripsina e liofilizadas para análise proteômica e fosfoproteômica por meio de cromatografia líquida-espectrometria de massa (LC-MS/MS). Visando a confirmação dos resultados, as técnicas de Western blot e imunohistoquímica serão utilizadas para detectar as proteínas consideradas únicas do cemento dental e do osso alveolar. Para o estudo do perifl de expressão gênica dos cementoblastos, cementócitos, osteoblastos e osteócitos, as mandíbulas de camundongos adultos Swiss Webster serão fixadas em methacarn e processadas para inclusão em parafina. Cortes de 7 µm da região dos primeiros molares serão microdissecados e 500-1000 células serão capturadas, seguindo da extração e amplificação do RNA, e síntese de cDNA. A técnica de "microarray" será utilizada para a análise de expressão gênica de aproximadamente 44.000 genes utilizando plataforma Roche NimbleGen para Eucarioto, camundongo (Roche NimbleGen, USA), e as diferenças significantes encontradas entre as células serão confirmadas por qPCR.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALMON, CRISTIANE R.; GIORGETTI, ANA PAULA O.; PAES LEME, ADRIANA F.; DOMINGUES, ROMENIA R.; KOLLI, TAMARA N.; FOSTER, BRIAN L.; NOCITI, JR., FRANCISCO H. Microproteome of dentoalveolar tissues. BONE, v. 101, p. 219-229, AUG 2017. Citações Web of Science: 7.
SALMON, CRISTIANE R.; GIORGETTI, ANA PAULA O.; PAES LEME, ADRIANA FRANCO; DOMINGUES, ROMENIA R.; SALLUM, ENILSON ANTONIO; ALVES, MARCELO C.; KOLLI, TAMARA N.; FOSTER, BRIAN L.; NOCITI, JR., FRANCISCO H. Global proteome profiling of dental cementum under experimentally-induced apposition. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 141, p. 12-23, JUN 1 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.