Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de infecção por leishmania chagasi em cães do município de florianópolis, santa catarina.

Processo: 10/17168-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Mary Marcondes
Beneficiário:Acácio Duarte Pacheco
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Zoonoses   Leishmaniose   Cães

Resumo

Santa Catarina até o ano de 1990 era considerado um Estado livre para presença de Leishmaniose humana e canina, no entanto, diversos relatos tem demonstrado a dispersão da doença por diversos municípios. Apesar da casuística crescente da infecção em humanos, ainda não existem estudos que associem qualquer hospedeiro a manutenção do ciclo da doença, principalmente o cão, espécie esta considerada como principal hospedeiro da leishmaniose visceral. Por esse motivo a presente pesquisa tem por objetivo identificar a presença de cães sororeagentes por Leishmania sp. e posterior identificação da espécie presente por métodos moleculares. Para a realização da pesquisa serão utilizados 500 cães, com idades superiores a seis meses, encaminhados ao centro de controle de zoonoses, para consultas e procedimentos cirúrgicos. As amostras de sangue serão submetidas a exames de RIFI e ELISA e aquelas consideradas reagentes, serão avaliadas pela técnica de RT-PCR para confirmação da doença e identificação da espécie de Leishmania envolvida.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHECO, Acácio Duarte. Ocorrência de infecção por Leishmania sp. em cães no município de Florianópolis, Santa Catarina. 2013. 58 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.