Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrogéis de polímeros condutores com potencial aplicação na remoção de metais pesados em águas superficiais e solos

Processo: 10/17511-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Susana Inés Córdoba de Torresi
Beneficiário:Jadielson Lucas da Silva Antonio
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/53199-3 - Reconhecimento molecular e armazenamento de energia: estudos fundamentais do efeito de geometria, tamanho e síntese na otimização das propriedades químicas de materiais eletroativos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/08370-1 - Estudo cinético do intumescimento de hidro-esponjas de polipirrol em diferentes meios aquosos utilizando a técnica FTIR_ATR, BE.EP.DD
Assunto(s):Eletroquímica   Ácido edético   Hidrogéis   Polímeros condutores   Metais pesados   Poluição da água   Águas de superfície   Solos

Resumo

Os sistemas de liberação controlada são cada vez mais explorados na literatura. Tais sistemas se fundamentam no controle da cinética de liberação de uma determinada substância em um meio estratégico. Sua funcionalidade tem sido aplicada tanto para práticas medicinais quanto para práticas ambientais. Em sua grande maioria, os sistemas de liberação controlada são formados por redes poliméricas. O Laboratório de Materiais Eletroativos do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) tem se dedicado à síntese e caracterização de redes semi-interpenetrantes de hidrogéis e polímeros condutores como potenciais materiais para aplicação na liberação controlada de fármacos. Estas redes semi-interpenetrantes se baseiam na síntese eletroquímica do polímero condutor de estrutura linear em uma rede tridimensional polimérica de hidrogel. Uma característica importante deste sistema é seu funcionamento como "músculo artificial" frente à aplicação de potencias elétricos. Em uma recente síntese foi mostrado que se pode reunir facilmente as propriedades dos polímeros condutores e dos hidrogéis em um único material. Este ficou conhecido como hidro-esponja e não há relatos na literatura sobre sua aplicação em sistemas de liberação controlada. Um problema ambiental que apresenta um risco potencial à saúde humana é a contaminação das águas por metais pesados. Sistemas cada vez mais eficientes para remoção desses metais na água têm sido necessários. Um poderoso agente complexante utilizado para imobilizar metais pesados é o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). Levando-se em consideração todos os aspectos acima citados, o objetivo deste projeto é a elaboração de um sistema Liga/Desliga de hidro-esponja/EDTA para liberação e absorção controlada de EDTA em águas contaminadas com metais pesados. Espera-se que este sistema apresente alta funcionalidade para ser aplicado na remoção de metais pesados em águas superficiais e solos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIO, JADIELSON L. S.; MARTINS, VITOR L.; CORDOBA DE TORRESI, I, SUSANA; TORRESI, ROBERTO M. QCM-D study of electrochemical synthesis of 3D polypyrrole thin films for negative electrodes in supercapacitors. Electrochimica Acta, v. 324, NOV 20 2019. Citações Web of Science: 0.
ANTONIO, JADIELSON L.; HOFLER, LAJOS; LINDFORS, TOM; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I. Electrocontrolled Swelling and Water Uptake of a Three-Dimensional Conducting Polypyrrole Hydrogel. CHEMELECTROCHEM, v. 3, n. 12, p. 2146-2152, DEC 2016. Citações Web of Science: 6.
ANTONIO, JADIELSON L. S.; LIRA, LUIZ M.; GONCALES, VINICIUS R.; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I. Fully conducting hydro-sponges with electro-swelling properties tuned by synthetic parameters. Electrochimica Acta, v. 101, n. SI, p. 216-224, JUL 1 2013. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.