Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito da variação da atividade motora na modulação do sistema default-mode network

Processo: 10/18874-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Edson Amaro Junior
Beneficiário:Paulo Rodrigo Bazán
Instituição-sede: Instituto de Radiologia (INRAD). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética funcional em estado de repouso   Imagem por ressonância magnética funcional   Redes neurais em modo padrão   Conectividade cerebral   Atividade motora

Resumo

A default-mode network (DMN) é um sistema de áreas do cérebro que apresentam atividade síncrona quando o indivíduo não realiza uma atividade específica, identificadas mais facilmente no estado de repouso do que durante a execução de tarefas. Estudos recentes indicam que a DMN participa de processos introspectivos. Apesar do grande número de estudos sobre este sistema, ainda não se sabe ao certo a sua relação com atividades motoras. O objetivo deste estudo é avaliar a modulação da DMN pela atividade motora e, mais especificamente, o efeito da previsibilidade do momento de execução e do ato motor em si na detecção deste sistema. Para isso, realizaremos experimentos de ressonância magnética funcional em voluntários normais, utilizando o sistema de ressonância magnética de 3T (Achieva - Philip, Holanda). Cada voluntário realizará três experimentos: um no repouso; outro com a realização de finger-tapping sinalizados por estímulos visuais com intervalos constantes; outro ainda com a realização de finger-tapping sinalizados por estímulos visuais com intervalos "aleatórios" (distribuição de Poisson). Esperamos encontrar maior atividade da DMN nos experimentos com estímulos em intervalos constantes, principalmente na região do précuneo/giro do cíngulo posterior. Também, esperamos encontrar maior coeficiente de correlação das áreas da DMN com áreas do sistema motor nesta condição em comparação com repouso simples ou com estímulo motor em intervalos aleatórios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAZAN, PAULO RODRIGO; BIAZOLI, JR., CLAUDINEI EDUARDO; SATO, JOAO RICARDO; AMARO, JR., EDSON. Motor Readiness Increases Brain Connectivity Between Default-Mode Network and Motor Cortex: Impact on Sampling Resting Periods from fMRI Event-Related Studies. BRAIN CONNECTIVITY, v. 5, n. 10, p. 631-640, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.