Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da união dentina-resina e do tecido dentinário adjacente às restaurações com sistemas adesivos contendo fluoreto após desafio cariogênico in vitro.

Processo: 10/13601-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Ana Paula Almeida Ayres
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fluoretos   Cárie dentária   Adesivos dentinários   Dentística   Dentina   Materiais compósitos

Resumo

Os adesivos autocondicionantes e os materiais restauradores têm sido modificados para melhorar a qualidade do selamento marginal das restaurações. Entretanto, o desempenho clínico das restaurações com esses materiais, quando se avalia a longevidade e o desenvolvimento de cárie ao redor da restauração ainda é pouco conhecido. Este projeto pretende avaliar a união restauração-dentina e o comportamento da dentina adjacente às restaurações, as quais serão submetidas ao desafio cariogênico in vitro. Serão utilizados neste experimento dentes humanos e 4 sistemas restauradores (ionômero de vidro modificado por resina, como grupo Controle e 3 adesivos autocondicionantes/resinas compostas). No estudo de resistência da união dentina-restauração, será utilizada a dentina coronária e a avaliação por microtração será realizada após a confecção das restaurações e após 1 ano de armazenamento delas em saliva artificial. No estudo da microdureza longitudinal (ou interna) da dentina e na avaliação em microscopia de luz polarizada serão confeccionadas cavidades na região cervical, as quais serão restauradas com os 4 sistemas restauradores propostos. Os dentes serão submetidos à ciclagem de pH durante 8 dias para posterior mensuração da microdureza da dentina (em 3 distâncias da parede cavitária e em 6 profundidades em relação a superfície que foi submetida à ciclagem de pH) e para o cálculo da profundidade e da área de desmineralização a partir às imagens obtidas pela microscopia de luz polarizada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA AYRES, ANA PAULA; MACHADO TABCHOURY, CINTHIA PEREIRA; BERGER, SANDRINE BITTENCOURT; YAMAUTI, MONICA; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; GIANNINI, MARCELO. Effect of Fluoride-containing Restorative Materials on Dentin Adhesion and Demineralization of Hard Tissues Adjacent to Restorations. Journal of Adhesive Dentistry, v. 17, n. 4, p. 337-345, 2015. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AYRES, Ana Paula Almeida. Análise da resistência de união e dos tecidos duros adjacentes a sistemas restauradores com liberação ou não de fluoreto após desafio cariogênico in vitro. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.