Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular dos GnRHs de Astyanax altiparanae (Garutti e Britski, 2000), seu efeito in vivo, e sua expressão temporal ao longo do estímulo reprodutivo.

Processo: 10/17586-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Ines Borella
Beneficiário:Chayrra Chehade Gomes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Clonagem   Hormônio liberador de gonadotropina   Reprodução

Resumo

O estudo da reprodução em peixes vem adquirindo importância nos últimos anos por representar possibilidades de intervenção no processo reprodutivo, especialmente em prol de espécies ameaçadas de extinção. Durante este processo, neurônios hipotalâmicos sintetizam e liberam o hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) que estimula as células hipofisárias a liberarem FSH e LH, os quais promovem a maturação gonadal. Portanto, as alterações morfológicas gonadais são resultantes da ação endócrina do eixo reprodutivo, sendo o GnRH a principal molécula a disparar o controle deste eixo. Desta forma, o aprofundamento do conhecimento sobre o GnRH, assim como sobre as mudanças morfológicas gonadais na desova, pode contribuir para a eficácia da reprodução. Diante disso, pretende-se, no presente trabalho, tendo o Astyanax altiparanae como modelo de estudo, realizar a caracterização molecular dos tipos de GnRH, analisar as alterações morfológicas gonadais durante o estímulo reprodutivo, além de avaliar a função dos GnRHs por meio da injeção dos mesmos. Como resultado, foi obtida a sequência completa do cDNA do preproGnRH2 de A. altiparanae com 612 pb, assim como do preproGnRH3 com 407 pb. Para a indução à reprodução com redução do nível da água, foi visto que a eliminação dos gametas ocorreu em fêmeas às 20 horas pós-estímulo, enquanto em machos foi às 16 horas pós-estímulo; além disso, as fêmeas tiveram aumento da expressão do mRNA GnRH3 às 8 horas pós-estímulo, e os machos tiveram aumento da expressão do mRNA GnRH2 no momento do estímulo. Com relação ao efeito dos GnRHs, foi observado que todos os GnRHs estimularam a expressão do mRNA ²LH, mas não do mRNA ²FSH; no entanto, só o GnRH2 foi capaz de aumentar a síntese do hormônio indutor da maturação (MIS) e ocasionar a liberação de gametas. Dessa forma, concluímos que as sequências dos cDNAs dos preproGnRHs de A. altiparanae apresentaram alta conservação, porém com uma alteração do aminoácido presente na posição 8 do decapeptídeo GnRH3. Além disso, foi visto que a indução à reprodução por redução do nível da água mostrou-se eficaz, e que em cativeiro o Astyanax altiparanae apresenta um desenvolvimento assincrônico com desova parcelada durante o período reprodutivo. Ainda, com as análises dos animais submetidos ao estímulo reprodutivo, sugerimos que o GnRH2 provavelmente exerce uma função ligada ao comportamento reprodutivo, e o GnRH3 possivelmente seja a forma hipofisiotrópica em Astyanax altiparanae. Por fim, quando analisamos os efeitos dos GnRHs in vivo, somente o GnRH2 se mostrou capaz de desencadear toda a cascata hormonal necessária, levando o animal à desova.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHEHADE, CHAYRRA; AMARAL, FERNANDA G.; BRANCO, GIOVANA S.; CASSEL, MONICA; DE JESUS, LAZARO W. O.; COSTA, FABIANO G.; BORDIN, SILVANA A.; MOREIRA, RENATA G.; BORELLA, I, MARIA. Molecular characterization of different preproGnRHs in Astyanax altiparanae (Characiformes): Effects of GnRH on female reproduction. Molecular Reproduction and Development, v. 87, n. 6 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
CHEHADE, CHAYRRA; CASSEL, MONICA; BORELLA, MARIA INES. Induced reproduction in a migratory teleost species by water level drawdown. Neotropical Ichthyology, v. 13, n. 1, p. 205-211, JAN-MAR 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Chayrra Chehade. Caracterização molecular dos GnRHs de Astyanax altiparanae (Garutti e Britski, 2000), seu efeito in vivo, e sua expressão temporal ao longo do estímulo reprodutivo.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.