Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos dos glicocorticóides na inflamação induzida por LPS em culturas primárias fronto-corticais de ratos neonatos

Processo: 10/13932-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Carolina Demarchi Munhoz
Beneficiário:Erica de Almeida Duque
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glucocorticoides   Inflamação   Astrócitos   Córtex cerebral   Neurofarmacologia

Resumo

A resposta inflamatória exacerbada pode ser prejudicial, podendo levar à disfunção e dano tecidual, como acontece em patologias tais como na doença de Alzheimer e na esclerose múltipla. Embora os glicocorticoides (GCs) sejam os anti-inflamatórios mais prescritos mundialmente, foi demonstrado que níveis aumentados desse hormônio potencializam alguns aspectos da inflamação, por exemplo, a ativação do fator de transcrição NFKB induzida por lipopolissacarídeo (LPS). No encéfalo, o tipo celular onde a ativação deste fator ocorre é importante para predizer sua função, sendo a ativação neuronal considerada benéfica e a ativação glial, deletéria. Neste estudo avaliamos os efeitos dos GCs na ativação do NFKB induzida por LPS nos diferentes tipos celulares (neurônios, astrócitos e micróglia) em culturas primárias de córtex frontal derivadas de ratos Wistar neonatos. Para tanto, avaliaremos: o padrão de ativação do fator de transcrição NFKB através do ensaio de EMSA nas células em cultura na presença ou na ausência do pré-tratamento com corticosterona seguido ou não da exposição ao LPS; a localização desta resposta, se em neurônios ou em células da glia, através de ensaios de imunofluorescência de dupla marcação nas células em cultura na presença ou na ausência do pré-tratamento com corticosterona seguido ou não da exposição ao LPS; o envolvimento dos GR através da utilização do antagonista RU486 ou Mifepristona, nas situações acima descritas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUQUE, ERICA DE ALMEIDA; MUNHOZ, CAROLINA DEMARCHI. The Pro-inflammatory Effects of Glucocorticoids in the Brain. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 7, JUN 28 2016. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUQUE, Erica de Almeida. Efeito dos glicocorticóides na resposta inflamatória induzida por LPS em cultura de células primárias fronto-corticais de ratos neonatos.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.