Busca avançada
Ano de início
Entree

Treinamento aeróbio na prevenção da doença hepática não alcoólica decorrente da obesidade em ratos

Processo: 10/12718-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Maria Alice Rostom de Mello
Beneficiário:Leandro Pereira de Moura
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Ratos   Obesidade   Hepatopatia gordurosa não alcoólica

Resumo

A obesidade é um problema de saúde pública mundial e está fortemente relacionada com a resistência à insulina. Esta última encontra-se associada à doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levá-lo à falência. Na atualidade, o tratamento sugerido para DHGNA consiste na diminuição da ingestão de gordura associada à atividade física. Contudo, pouco se sabe quanto aos protocolos de treinamento mais adequados para a prevenção ou tratamento dessa doença. O presente estudo visa analisar os efeitos do exercício na intensidade de 80% do limiar anaeróbio (LAn) sobre marcadores de DHGNA em ratos obesos. Para a indução da obesidade, os animais, a partir dos 90 dias de idade, serão mantidos com dieta hiperlipídica/hipercalórica (35% de gordura animal/vegetal) e os animais controles tratados com dieta balanceada (AIN-93M). Todos os animais serão submetidos a testes de lactato mínimo para a identificação do limiar anaeróbio (LAn) durante exercício de natação. Parte dos animais de cada grupo será submetida ao treinamento por natação, em intensidade equivalente a 80% do LAn, 1 h/dia, 5 dias/semana, por 16 semanas. Outra parte terá o treinamento suspenso após 8 semanas, ficando em observação por 8 semanas adicionais. Outra parte, ainda, permanecerá sedentária ao longo de todo o experimento. Serão analisados: tolerância à glicose (teste de tolerância oral à glicose); sensibilidade periférica à insulina (teste de tolerância à insulina); perfil lipídico circulante (triglicerídeos, colesterol total, HDL e LDL); marcadores de DHGNA (concentrações séricas das transaminases hepáticas ALT e AST) bem como as concentrações hepáticas de lipídios totais. Adicionalmente, será efetuada a análise histológica do fígado por Hematoxilina/Eosina (HE) e atividade lipogênica dos tecidos hepático, adiposo e muscular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOURA, Leandro Pereira de. Treinamento aeróbio na prevenção da doença hepática não alcoólica decorrente da obesidade em ratos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.