Busca avançada
Ano de início
Entree

ALBA: uma cultura de integração regional alternativa para a América Latina

Processo: 10/02823-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Suzeley Kalil Mathias
Beneficiário:Adriana Suzart de Pádua
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):América Latina   Relações internacionais   Integração regional   Venezuela

Resumo

A integração regional é um sonho perseguido na América Latina desde o período da independência de seus países. Durante o século XX, inúmeras tentativas foram feitas visando alcançar esse objetivo, mas com poucos resultados concretos. Já no século XXI, dois projetos de integração regional ganham destaque: a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a Alternativa Bolivariana para América Latina e Caribe (ALBA), liderados respectivamente por Brasil e Venezuela. Estes blocos, de cunho eminentemente político, têm se apresentado como uma alternativa às propostas de integração de viés econômico, mais especificamente, à proposta dos Estados Unidos, consubstanciada na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). O objetivo desse projeto, que resultou de iniciação científica apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é verificar se essas novas propostas de integração regional podem ser entendidas como uma força contra-hegemônica para o Sistema Internacional de modo geral, e para os Estados Unidos em particular, país percebido como potência e líder no continente americano, uma vez que esses dois novos blocos regionais vêm contrariar seus interesses na região. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PÁDUA, Adriana Suzart de. ALBA-TCP : uma cultura de integração regional alternativa para a América Latina?. 2012. 207 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.