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O desenvolvimento da competência moral em graduandos de Pedagogia

Processo: 10/14869-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Patrícia Unger Raphael Bataglia
Beneficiário:Karina Luciane Silva Deolindo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Estudantes   Estudantes universitários   Juízos   Moral   Ética (filosofia)   Ética na educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competência moral | formação ética de professores | Instrumentos de medida | juízo moral | Formação de Professores

Resumo

Os estudos sobre desenvolvimento moral, baseados em Kohlberg, levaram à construção de alguns instrumentos de avaliação do juízo moral que têm sido utilizados no Brasil, bem como em vários outros países. Dentre esses instrumentos, destacamos o Moral Judgment Test - MJT que busca medir o desenvolvimento da competência moral, ou seja, a capacidade de agir de acordo com princípios. O presente projeto tem o objetivo avaliar o nível de competência moral em graduandos de pedagogia, analisando também as oportunidades oferecidas no Projeto Político Pedagógico da Instituição para que os alunos desenvolvam a capacidade reflexiva e assunção de responsabilidades, condições para a construção dessa competência. Serão avaliados os alunos do primeiro e último anos da graduação em duas unidades de uma Instituição Pública do Estado de São Paulo. Esse projeto se caracteriza como um subprojeto de outro em andamento financiado pelo CNPq. Ambos serão anexados no item documentos. (AU)

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